Animais de reservas indígenas recebem vacinação contra febre aftosa
Cerca de R$ 253 mil serão utilizados durante a operação em custos operacionais
Com o objetivo de imunizar 50 mil cabeças de gado em 218 comunidades indígenas de Roraima, a Superintendência Federal de Agricultura (SFA) estadual, veiculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), iniciou a 1ª fase da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa na reserva Raposa Serra do Sol, no noroeste do estado.
Esses animais estão em áreas de fronteira seca com a Guiana, país que não possui dados oficiais sobre a doença, e a Venezuela, onde há registro de aftosa e é classificado como área de alto risco.
Para garantir a vacinação, a SFA coordena o processo em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima. Durante 40 dias, cinco equipes formadas por técnicos, auxiliares e veterinários percorrerão todas as comunidades vacinando o gado e oferecendo orientações técnicas sobre manejo e prevenção contra outras doenças que possam vir a atingir o rebanho.
O tuxaua João da Silva Guariba, da comunidade Julia, diz que ações como essa, além de garantir a imunidade contra a aftosa, oferecem a garantia de certificação e de sanidade do rebanho para a comercialização do gado em outras regiões do estado, agregando mais valor na venda. A pequena comunidade vive da criação de 81 cabeças de gado e dos plantios de mandioca, feijão, melancia e milho.
14/05/2013 17:07
Artigos Relacionados
Vacinação contra febre aftosa chega à Paraíba
Começa vacinação nacional contra febre aftosa
Vacinação contra febre aftosa começa no Acre
Campanha de vacinação contra febre aftosa termina no dia 30
São Paulo lança vacinação contra febre aftosa
Vacinação contra febre aftosa vai até o final deste mês