Vacinação contra febre aftosa chega à Paraíba
Será concluída, nesta sexta-feira (29), a vacinação contra a febre aftosa nos assentamentos Antônio Eufrouzino, Venâncio Tomé e Vitória – localizados na zona rural de Campina Grande, a 121 quilômetros da capital João Pessoa, no Território da Borborema. A vacinação nos assentamentos teve início na última quarta-feira (27) e deve imunizar aproximadamente 800 animais.
Os três assentamentos são assistidos pela Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap). A vacinação está sendo realizada apenas pela manhã e os proprietários devem levar os animais até a sede dos assentamentos. O técnico em agroindústria da Coonap, Josiel Carlos, alerta aos agricultores para que não deixem de vacinar os seus animais. As doses foram disponibilizadas e estão sendo aplicadas por técnicos da Secretaria de Agricultura do município de Campina Grande.
A campanha é realizada duas vezes por ano e a primeira etapa de 2013 aconteceu no mês de maio. Nos demais assentamentos que são assistidos pela Coonap em outros municípios, a vacinação é realizada de acordo com o calendário das prefeituras.
Febre aftosa
A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa e que afeta principalmente bovinos de leite e de corte, além de suínos. O primeiro sintoma da doença é uma febre alta, que diminui depois de dois a três dias, surgindo outros sintomas, até que o animal deixe de andar e de comer, emagrecendo rapidamente. Mesmo havendo a cura, o animal se torna portador assintomático e pode transmitir a doença.
Fonte: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
29/11/2013 17:53
Artigos Relacionados
Começa vacinação nacional contra febre aftosa
Vacinação contra febre aftosa começa no Acre
Campanha de vacinação contra febre aftosa termina no dia 30
São Paulo lança vacinação contra febre aftosa
Vacinação contra febre aftosa vai até o final deste mês
Ministério divulga calendário de vacinação contra febre aftosa