Animais usados em pesquisas terão acompanhamento de veterinários
O médico veterinário irá avaliar se o animal está sendo submetido a sofrimento, durante um procedimento, em aula prática ou pesquisa
As experiências científicas com uso de animais no Brasil terão agora de ser acompanhadas, obrigatoriamente, por veterinários. Procedimentos como analgesia, eutanásia, administração de medicamentos e óbito dos animais e a garantia de boas condições do ar e de alimentação passam a ser de competência e responsabilidade dos veterinários.
A medida foi divulgada na última terça-feira (17), em Brasília, após a publicação da Resolução Normativa n° 6, de 10 de julho de 2012. A exigência da presença destes profissionais foi determinada pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).
A equipe de pesquisadores ficará responsável exclusivamente pelos estudos científicos. “Quem pode avaliar se animal está sendo submetido a sofrimento ou dor, durante um procedimento, em aula prática ou pesquisa, é o medico veterinário”, explicou Alberto Costa, presidente da Comissão de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).
Os cientistas reconhecem que, apesar de não terem o nível de consciência do ser humano, os animais são capazes de experimentar as sensações negativas e positivas, desde euforia à frustração, dor e sofrimento intenso. “A presença do médico veterinário contribui para que não ocorra essa situação de sofrimento”, acrescentou Costa.
A obrigatoriedade, por outro lado, desperta, entre alguns pesquisadores e cientistas, o temor de que os veterinários interfiram nos procedimentos exclusivamente científicos.
Mas o coordenador do Centro de Experimentação Animal do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Carlos Müller, garante que a nova norma, que cria mecanismos rigorosos de controle da experimentação, trata apenas da assistência técnica e sanitária aos animais.
“Atualmente, existem pessoas que não fazem sequer analgesia nos animais (submetidos às experiências). O pesquisador é pontual na pesquisa, mas nem sempre tem a experiência de dia a dia com o animal”, concluiu.
Leia mais:
Criada comissão para melhorar procedimentos de inspeção animal
Medicamentos genéricos veterinários terão produção e uso regulados por lei
Medicamentos de uso veterinário e humano já podem ser fabricados nas mesmas instalações
Fonte:
Agência Brasil
24/07/2012 14:30
Artigos Relacionados
Medicamentos genéricos veterinários terão produção e uso regulados por lei
Conselho discute alternativas a uso de animais em pesquisas
Rede irá financiar técnicas alternativas ao uso de animais em pesquisas
Fiocruz divulga nota sobre uso de animais em pesquisas
Pacientes com doenças raras terão acompanhamento especial
Aberta seleção de métodos alternativos para uso de animais em pesquisas