Medicamentos genéricos veterinários terão produção e uso regulados por lei
Após adequação da inserção dos produtos genéricos, o Ministério da Agricultura será responsável pelo registro das substâncias e acompanhará desde a fabricação até o emprego destes insumos
Sancionada nesta sexta-feira (20), pela presidente Dilma Rousseff, a lei que estabelece o medicamento genérico de uso veterinário no Brasil. A norma entra em vigor dentro de 90 dias e conceitua os novos medicamentos veterinários, além de definir os critérios para registro e comercialização no País.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) será o responsável por regular a produção e o emprego desses medicamentos, que devem ter a mesma qualidade, eficácia e segurança dos produtos convencionais, de marca. O Mapa ainda editará, periodicamente, a relação dos produtos de uso veterinário no País, seguida dos nomes comerciais e das respectivas empresas fabricantes.
A lei determina que a pasta promova programas de apoio ao desenvolvimento técnico-científico aplicado à melhoria da qualidade dos produtos de uso veterinário e de incentivo à cooperação técnica para aferição da qualidade e da eficácia de produtos farmacêuticos de uso veterinário.
O Ministério da Agricultura também terá responsabilidade na fiscalização da eficácia do medicamento genérico, mediante coleta de amostras do produto na indústria e no comércio, para confirmação da bioequivalência (conformidade dentro das características e uso recomendado).
Para acessar o texto completo da Lei nº 12.689, clique aqui.
Leia mais:
União Europeia reconhece controle brasileiro de resíduos na produção de carne
Fonte:
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
20/07/2012 19:47
Artigos Relacionados
Utilização de medicamentos veterinários genéricos aprovada na Comissão de Agricultura
Comissão de Agricultura cobra implantação da lei de genéricos veterinários
Casildo defende projeto com novas normas para produtos veterinários genéricos
Casildo Maldaner quer lei para obrigar a venda de remédios veterinários genéricos
Procon: medicamentos genéricos são 54,58% mais baratos
Patrocínio elogia política dos medicamentos genéricos