Anistia Internacional diz que Brasil precisa aliar crescimento ao enfrentamento de problemas sociais
Para o secretário-geral da organização não governamental (ONG) Anistia Internacional, Salil Shetty, o Brasil deve aproveitar a chance histórica de aliar crescimento econômico e estabilidade política ao enfrentamento da desigualdade, discriminação e violações de direitos humanos dos cidadãos mais pobres. Segundo Shetty, essas ações farão do Brasil um país desenvolvido. As informações são da agência BBC Brasil.
De acordo com o secretário-geral, é fundamental que o próximo governo se comprometa com a demarcação de terras indígenas e com a reforma agrária, além de garantir a segurança dos grupos que lutam pelo acesso à terra.
O representante da Anistia Internacional acrescentou que o próximo governo deve fazer ainda mais. “A reforma das instituições que ainda têm a marca da era autoritária, em particular a polícia e o sistema prisional, é urgente. Apenas resolvendo a impunidade por tortura, maus-tratos e execuções sumárias por agentes do Estado é que o Brasil vai começar a resolver sua crise de segurança pública”, diz.
Shetty diz ainda que as autoridades de todos os níveis (municipal, estadual e federal) devem investir pesadamente em comunidades marginalizadas, levando para elas serviços públicos, incluindo habitação, saúde, educação e policiamento “profissional e responsável”.
Fonte:
Agência Brasil
30/09/2010 16:36
Artigos Relacionados
Mundo observa o Brasil com mais cautela, diz secretário da Anistia Internacional
Brasil precisa manter política de crescimento, adverte Paim
PARA COUTINHO JORGE, BRASIL PRECISA CORRIGIR SUA ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO
Anistia Internacional critica ação policial no Brasil e cobra investigações contra violência no campo
Luiz Henrique diz que Brasil precisa melhorar sua participação no turismo internacional
Documentário mostra crescimento do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Alunos