Ano de Portugal no Brasil será celebrado em 2012 e 2013



No período de 2012 a 2013 será celebrado o Ano de Portugal no Brasil. O comissário-geral do programa e presidente da Fundação Luso-Brasileira, Miguel Horta, disse que a ideia é mostrar a criatividade e o conhecimento português nas artes, na cultura, no pensamento, na ciência, na investigação, na inovação tecnológica e na economia.

Horta disse que planeja realizar de forma simultânea o Ano de Portugal no Brasil e o Ano do Brasil em Portugal. Segundo ele, esse é o terceiro projeto cujo objetivo é divulgar a cultura estrangeira no Brasil. Em 2009 houve o Ano da França e, neste ano, foi comemorado o Ano da Itália.

O programa das comemorações tem início no dia 7 de setembro de 2012 – Dia da Independência do Brasil – e termina em 10 de junho de 2013 – Dia de Portugal. Nos próximos dois meses, Horta coordenará uma equipe que vai organizar os eventos para o Ano de Portugal no Brasil.

“[Queremos] despertar mais interesse pela cultura e pelos produtos portugueses no Brasil, atrair mais turistas e empresas brasileiras e estreitar vínculos entre as sociedades civis”, disse Horta. “Queremos que o Brasil e os brasileiros nos conheçam melhor e gostem ainda mais de nós.”

O trabalho de coordenação-geral dos eventos ficará a cargo do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas. Segundo o Conselho de Ministros de Portugal, Portas fará a “supervisão e coordenação do Ano de Portugal no Brasil e da participação nacional no Ano do Brasil em Portugal”.

Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

 

Fonte:
Agência Brasil



27/12/2011 17:54


Artigos Relacionados


Gregori será embaixador do Brasil em Portugal

Setor canavieiro será impulsionado pelo Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013

Empréstimos do Banco do Brasil para safra 2012/2013 desembolsam R$ 27 bilhões

Dia Internacional contra a Corrupção será celebrado nesta segunda

Aniversário de São Paulo será celebrado com poesia na Casa das Rosas

Centenário de Jorge Amado será celebrado em sessão solene