ANP quer licitar blocos de petróleo fora do pré-sal ainda em 2010



Segundo a diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, a intenção da agência é realizar a 11ª Rodada de Licitação de Blocos de Petróleo ainda este ano. Segundo ela, para que isso seja possível, é necessária a autorização do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A declaração foi feita nesta quarta-feira (9).

“Só vamos conseguir licitar este ano se o CNPE autorizar até meados de julho”, disse a diretora, que participou da reunião do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados. Essa rodada ainda não vai inclui blocos da camada pré-sal, que não tem data para ser licitada.


A estimativa da diretora da ANP é que a área do pré-sal deverá ter potencial de até 50 bilhões de barris de petróleo e que o preço do barril seja de US$ 35. De acordo com estudos da agência, a Bacia de Santos deve concentrar 90% do petróleo do pré-sal, enquanto a Bacia de Campos deve ter 10%.

Perguntada sobre a segurança da exploração na área do pré-sal, a diretora disse que os riscos são mínimos, porque há um regulamento de segurança operacional que leva em conta experiências em diversas partes do mundo. “Quando a gente atravessa uma rua, não pode garantir que não vai ser atropelado. Quando a gente anda de avião, não pode garantir que não vai cair, mas a gente minimiza os riscos”.

Fonte:
Agência Brasil

 

Saiba mais sobre recursos naturais no Portal Brasil.



10/06/2010 18:05


Artigos Relacionados


ANP deve leiloar novos blocos de petróleo fora do pré-sal ainda em 2010, diz ministro

Governo vai licitar 174 blocos para exploração de gás e petróleo em setembro

Funai discute leilão de blocos de petróleo e gás

Alexandre Padilha: governo quer orçamento votado ainda em 2010

Roberto Cavalcanti pede inclusão da Paraíba em licitação de blocos de petróleo da ANP

Roberto Cavalcanti pede para José Alencar apoiar inclusão da Paraíba em licitação da ANP para blocos de exploração de petróleo