Roberto Cavalcanti pede inclusão da Paraíba em licitação de blocos de petróleo da ANP
O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) fez um apelo ao governo federal, nesta quarta-feira (9), para que a bacia marítima Pernambuco-Paraíba e a Bacia do Rio do Peixe sejam incluídas na 8ª Rodada de Licitação dos Blocos Exploratórios da Agência Nacional de Petróleo (ANP), marcada para o final de novembro. Ele reclamou da ANP por ter excluído os dois estados nordestinos da licitação de áreas petrolíferas após alimentar expectativas de que seriam contemplados.
- Foram incluídos 284 blocos. Por que não incluir mais um? - indagou.
Citando matérias publicadas pelos jornais Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil, baseadas em informações fornecidas pela própria ANP, Roberto Cavalcanti afirmou que as bacias petrolíferas de seu estado e de Pernambuco tiveram seu potencial de produção estimado em 15 mil barris diários de óleo leve. Em sua avaliação, a ANP, ao decidir priorizar áreas com potencial para exploração de gás natural e óleo leve no leilão de novembro, conforme edital publicado pelo Diário Oficial da União, não tinha motivos para excluir Pernambuco e Paraíba.
Em aparte, Marco Maciel (PFL-PE) considerou surpreendente a decisão da ANP de não incluir os dois estados na licitação, uma vez que já havia ficado acertada entre as lideranças políticas da região e o governo a citação das áreas para prospecção em Pernambuco eParaíba.
09/08/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Roberto Cavalcanti pede para José Alencar apoiar inclusão da Paraíba em licitação da ANP para blocos de exploração de petróleo
Maciel pede inclusão da Bacia Pernambuco-Paraíba em licitação para exploração de petróleo
Roberto Cavalcanti agradece a Lula a inclusão da Paraíba
Roberto Cavalcanti pede melhoria da malha aeroviária da Paraíba
Roberto Cavalcanti pede união de parlamentares da Paraíba na apresentação de emendas ao orçamento
Roberto Cavalcanti pede providências contra praga que devasta palma forrageira na Paraíba