ANP vai contratar certificadora para avaliar produção de biodiesel



A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vai contratar uma certificadora para avaliar a produção de biodiesel. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (7), no Rio de Janeiro, depois de reunião entre representantes do órgão e produtores do setor. Segundo o presidente da ANP, Haroldo Lima, a medida vai ajudar a vencer as resistências ao combustível.

Durante a reunião, os representantes da agência disseram que estão recebendo pedidos de autorização de algumas empresas que querem aumentar entre 30% a 40% a adição do combustível alternativo ao diesel tradicional. Outras empresas, têm alertado sobre os riscos de uma adição superior a atual, de 5%.

Para o presidente da União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio), Juan Diego Ferrés, a contratação da certificadora permitirá estabelecer um parâmetro para a qualidade do biodiesel e o percentual de mistura ao diesel.

Além da qualidade, os produtores defendem a criação de um novo marco regulatório que torne obrigatória a adição de biodiesel ao diesel. “O ideal é tenhamos um percentual de mistura em torno de 7%”, disse Férres. Ele quer que a medida comece a vigorar em 2012.

Atualmente, a mistura de biodiesel ao diesel em percentual superior a 5% é decidida pelos governos locais e empresários. Em São Paulo, 1.200 ônibus estão usando diesel com adição de 20% de biodiesel. No Rio de Janeiro, pelo menos 30 ônibus vão começar os testes, até o final do mês, com a adição de 30% de biodiesel de cana-de-açúcar ao diesel.


Fonte:
Agência Brasil



07/07/2011 20:48


Artigos Relacionados


CRA discute alternativas para produção de biodiesel

Petrobras assina sociedade para produção de biodiesel no Sul

Brasil investe em plantio de oleaginosas para produção de biodiesel

Técnicos discutem novas fontes para produção de biodiesel

Produção de biodiesel gerou mais de R$ 2 bi para agricultura familiar

Sibá comemora uso de biodiesel para produção de energia elétrica