ANS realizará consulta pública sobre desconto nos planos de saúde



A criação de incentivos para a participação dos beneficiários de planos de saúde em programas de envelhecimento ativo e promoção da saúde, bem como a prevenção de riscos e doenças será tema da próxima consulta pública da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A consulta estará disponível de 16 de maio a 14 de junho.

Segundo a ANS, a implementação de políticas públicas e regulatórias para os idosos é uma necessidade apontada pela mudança na estrutura etária da população brasileira. O setor de saúde suplementar, portanto, também se depara com o desafio de reorganizar um modelo de assistência voltado para o cuidado integrado das condições crônicas e melhoria da saúde, neste momento de acelerado envelhecimento populacional.

A ANS busca, assim, normatizar a criação de mecanismos com o intuito de incentivar os beneficiários a participar no cuidado de sua saúde, e as operadoras a mudar sua forma de organização em busca de um modelo de prevenção de doenças. Ao contrário da simples produção de procedimentos.

A proposta de Resolução Normativa deve viabilizar a possibilidade de desconto para os beneficiários que participarem de programas de promoção do envelhecimento ativo; a possibilidade de premiação para os beneficiários que participarem de programas voltados para a promoção da saúde e prevenção dos riscos e doenças; e estimular o envolvimento dos gestores das operadoras de planos de saúde com os desafios e oportunidades resultantes do processo de envelhecimento da população brasileira.

 

Fonte:
Agência Nacional de Saúde Suplementar



09/05/2011 14:01


Artigos Relacionados


Consulta Pública sobre Planos de Saúde

Aberta consulta pública sobre operações de planos de saúde

ANS abre consulta pública sobre fiscalização de planos de saúde

ANS abre consulta pública sobre atendimento aos beneficiários de planos de saúde

Consulta pública sobre programa de envelhecimento ativo de planos de saúde é prorrogada

ANS inicia consulta pública sobre programas dos planos de saúde para envelhecimento ativo