Antaq diz que concessão de portos saem este ano



O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho, afirmou na última terça-feira (31), em São Paulo (SP), que a agência e a Secretaria de Portos estão trabalhando na formatação das concessões, que deverão começar a acontecer este ano.

Fialho também defendeu a ampliação da oferta de áreas nos portos para aumentar os investimentos privados. “Caminhamos para um aprimoramento do nosso sistema portuário que tem como característica o emprego de menos recursos públicos e maior envolvimento do investimento privado. Esse é o novo cenário portuário brasileiro”, ressaltou.

Segundo o diretor-geral da Antaq, em 2011, os portos públicos e terminais privados brasileiros movimentaram 888 milhões de toneladas e 7,9 milhões de TEUs, quantidade equivalente a um contêiner de 20 metros. Isso representou um acréscimo de 13,3% da movimentação de contêineres em relação a 2010.

Fialho destacou os esforços do governo no planejamento do setor. “Passamos muito tempo sem planejamento. Mas, hoje, temos não só o PNLT (Plano de Logística de Transportes), como também o PNLP (Plano de Logística Portuária) e o Plano Geral de Outorgas (PGO)”, ressaltou.

Segundo ele, o processo de descentralização dos portos brasileiros está adiantado: “Nosso modelo é semelhante ao da maioria dos países, onde a operação dos terminais é privada. O problema é de gestão, que precisa ser aprimorada para tornarmos os nossos portos mais competitivos”.

 

Fonte:
Antaq

 

01/02/2012 12:13


Artigos Relacionados


Antaq fiscalizará 138 portos e terminais em 2011

Antaq e Marinha vão fiscalizar portos do Rio e Espírito Santo

Antaq reúne representantes de portos públicos para avaliar desempenho do setor

Kátia Abreu defende gestão de portos marítimos e fluviais pela Secretaria Especial dos Portos

Empregados domésticos saem da informalidade

Saem os vencedores da Jornada de Matemática