Kátia Abreu defende gestão de portos marítimos e fluviais pela Secretaria Especial dos Portos



Durante a sessão especial de comemoração dos 200 anos de abertura dos portos no Brasil, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) defendeu que a Secretaria Especial dos Portos da Presidência da República seja responsável não apenas pelos portos marítimos, mas também pelos fluviais. Atualmente, os portos instalados nos rios brasileiros estão a cargo do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit). Na opinião da senadora, essa divisão pode causar dificuldades à administração pública.

Kátia Abreu também criticou o fato de os projetos para rodovias terem recebido do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) volume de recursos muito superior ao destinado às hidrovias e portos. A senadora destacou que os portos são importantes para levar a produção do agronegócio a todo o território nacional, bem como para exportar os produtos brasileiros.

Os países emergentes, como a China, ressaltou, têm priorizado o transporte hidroviário e estão investindo em portos, tanto marítimos como fluviais. A falta de investimentos nesse tipo de transporte de mercadorias, enfatizou, diminui a competitividade do Brasil diante do mercado externo, uma vez que, segundo ela, quase 100% das exportações são feitas através dos portos.



21/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Kátia Abreu critica divisão da gestão de portos marítimos e fluviais

Primeira proposta de crédito especial de 2009 destina-se a obras em 16 portos marítimos

Kátia Abreu diz que vai mudar MP dos Portos para prevenir "apagão"

Kátia Abreu: ineficiência dos portos brasileiros prejudica o agronegócio

Kátia Abreu pede mais investimentos nos portos brasileiros

Alvaro Dias critica e Kátia Abreu pede aprovação da MP dos Portos