Antaq participa de evento sobre transportes para Copa de 2014



O diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Tiago Lima, participou na terça-feira (26), em São Paulo (SP) do “Brazil World Cup Transportation Congress” (congresso de transporte da Copa do Mundo do Brasil, na tradução livre). O evento, que termina nesta quarta-feira (27) aborda os investimentos e projetos em aeroportos, portos, rodovias e mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014.

Durante o encontro, Tiago Lima falou sobre infraestrutura portuária para o turismo. Ele disse que uma das atribuições da Antaq é autorizar a construção e exploração de terminais portuários de uso privativo de turismo (TUP Turismo), cuja norma foi editada pela agência em 2009. 

O diretor lembrou que a norma surgiu para atender a demanda crescente do turismo marítimo no Brasil. “Em dez anos, o número de cruzeiristas no País cresceu mais de 825%”, afirmou. Segundo expectativa da associação do setor, esse número deve crescer mais 22% na temporada 2010/2011. Na temporada 2009/2010, cerca de 761 mil passageiros viajaram em cruzeiros marítimos pelo Brasil.

Lima disse que o País precisa se espelhar no tratamento que países como os Estados Unidos dão ao transporte marítimo e à construção de terminais de uso privativo de turismo, como é o caso do Porto de Everglades, na Flórida. Especializado em turismo, o terminal recebe navios com até 5.400 passageiros e permite check-in em apenas 15 minutos. “A previsão é de geração de uma receita de até R$ 6,2 milhões por ano, obtidos apenas com serviços do terminal e taxas pagas pelos passageiros”, observou

O diretor da Antaq explicou que, pela norma da agência, os terminais de turismo podem ser divididos em dois tipos: com atracação, o que implica instalações de acostagem; e sem atracação ou de fundeio, que são mais simples e usam embarcações menores para transporte até o cais.

Segundo Lima, os terminais com atracação, por sua vez, se subdividem em dois tipos: um que permite operações de embarque, desembarque e trânsito de passageiros, tripulantes e bagagens; e outro que permite apenas operações de trânsito de passageiros, mas sem movimentação de bagagens.

De acordo com o diretor da agência, a norma traz benefícios para passageiros, operadores e empresas de navegação: “Para os passageiros representa menor tempo de espera, menor distância de circulação no terminal e facilidade de embarque/desembarque. Para o empreendedor/operador permite custo mínimo de investimento e flexibilidade de operação, e para o armador significa a disponibilização de infraestrutura e condições adequadas à prestação de serviços”.


Portos públicos

Tiago Lima também falou sobre os sete portos que receberão investimentos de R$ 740 milhões para obras visando à Copa de 2014: Manaus, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Santos. “Essas obras permitirão atender a alta demanda de turismo marítimo, ampliando a oferta de leitos nessas cidades-sede durante o torneio de futebol”, disse.

O diretor da Antq afirmou que serão construídos piers em forma de y, seis berços para navios de turismo no Porto do Rio, entre outras obras. No Porto de Santos, as obras priorizarão o melhoramento do cais de atracação e a implantação de uma via interna para facilitar o deslocamento de turistas. No Recife, além da adaptação de um armazém para receber os turistas, será construído um estacionamento.

O Porto de Fortaleza ganhará um terminal de passageiros totalmente novo. Em Salvador, um armazém será adaptado para servir como terminal de turismo e, no Porto de Manaus, além da ampliação de 200 metros de dois cais flutuantes, dois armazéns virarão terminais de passageiros.

 

Fonte:
Agência Nacional de Transportes Aquaviários



27/07/2011 15:29


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