Antero de Barros destaca filme do Cultura ao Meio-Dia sobre cineasta sueco



Um cineasta sueco que durante 30 anos lutou pela preservação do Pantanal, depois de abandonar, em 1966, uma brilhante carreira cinematográfica, que incluía prêmios como o Oscar, a Palma de Ouro, o Urso de Ouro e o Leão de Ouro. Isso é parte da vida de Arne Sucksdorff que inspirou o cineasta brasiliense Fernando Camargo a produzir o filme Uma Vida Dividida - Um Filme sobre Arne Sucksdorff, que será projetado nesta quarta-feira (dia 6), no Auditório Petrônio Portela, dentro do projeto Cultura ao Meio-Dia.

A projeção do filme foi elogiada e destacada pelo senador Antero de Barros (PSDB-MT) como "uma merecida homenagem ao ecologista e cineasta", falecido no último dia 5 de maio, e que foi, inclusive, motivo de discurso do parlamentar no Plenário.

Tendo chegado ao Brasil em 1962, Arne Sucksdorff foi um dos mais influentes cineastas do Cinema Novo e trabalhou com Gláuber Rocha, Vladimir Herzog, Eduardo Escorel, Luiz Carlos Saldanha e Arnaldo Jabor, além de Nelson Pereira dos Santos e Joaquim Pedro de Andrade.

05/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antero registra falecimento do cineasta sueco Arne Sucksdorff

ANTERO DE BARROS CRITICA CANDIDATURA AO SENADO NO MEIO DO MANDATO

FILME SOBRE PIONEIROS DE BRASÍLIA É DESTAQUE NO CULTURA AO MEIO DIA

FILME SOBRE PIONEIROS DE BRASÍLIA É DESTAQUE NO CULTURA AO MEIO DIA

O FILME "FOR ALL" É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO CULTURA AO MEIO-DIA

O FILME "FOR ALL" É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO CULTURA AO MEIO-DIA