ANTERO DEFENDE RESERVA DE VAGAS NO 3º GRAU PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS



Cinqüenta por cento das vagas oferecidas pelas universidades públicas poderão ser reservadas aos estudantes que cursaram o primeiro e o segundo graus em escolas públicas. Este é o teor de projeto de lei apresentado pelo senador Antero de Barros (PSDB-MT), já aprovado pelo plenário do Senado e atualmente em exame na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
Em defesa de sua proposta, Antero de Barros lembrou, em entrevista à Rádio Senado, que os alunos de famílias mais humildes não têm igualdade de condições na disputa por uma vaga na universidade pública com estudantes de famílias mais abastadas. Dado o alto custo das universidades privadas, acrescentou, as portas do ensino superior são praticamente fechadas a estudantes de menor poder aquisitivo.
Na opinião do senador, é preciso acabar com o preconceito que existe na sociedade brasileira de que filho de carpinteiro deve ser carpinteiro, e filho de doutor, doutor.
- Que o filho do doutor seja doutor, ótimo, ninguém tem nada contra isso. Que o filho do carpinteiro possa ser capinteiro, ninguém também tem nada contra isso. Mas o filho de carpinteiro também tem que ter a chance de ser doutor - defendeu o senador.

27/07/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


ANTERO DEFENDE RESERVA DE VAGAS NO 3º GRAU PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS

CCJ analisa projeto que trata da reserva de vagas para alunos de escolas públicas

Antero elogia reserva de vagas em universidades federais para alunos da rede pública

ANTERO REBATE CRÍTICAS À RESERVA DE VAGAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Comunidade de Bagé pede reserva de vagas para escolas públicas

Adiada votação de reserva de 50% das vagas em universidades e escolas técnicas federais para alunos da rede pública