Comunidade de Bagé pede reserva de vagas para escolas públicas
O coordenador da comissão implantada pelo governo do Estado para criar a Universidade Estadual, Francisco Xarão, afirmou em Bagé, durante a terceira audiência do Fórum Democrático no interior do Estado, que os recursos para a criação da Uergs não sairão dos 35% assegurados pela Constituição Estadual para investimentos no ensino público médio e fundamental. “O governo irá destinar recursos adicionais que serão aplicados exclusivamente na universidade estadual”, afirmou. Com isto, Xarão responde a uma das principais reivindicações até agora realizadas nas audiências do Fórum Democrático.
Se por um lado esta declaração agradou a platéia, que superlotava o auditório da Escola Estadual Justino Quintana, na sua imensa maioria estudantes de 1º e 2º graua, outra manifestação do representante do Executivo estadual causou apreensão. Ele disse que o projeto da Uergs não prevê a reserva de vagas para alguns segmentos. Isto gerou um clima de preocupação junto ao expressivo grupo de integrantes da União Bageense de Estudantes Secundaristas (UBES), que a todo momento gritavam por “reserva de vagas”. Nas faixas que eles levantavam a cada vez que bradavam suas palavras de ordem estava escrito: “50% das vagas de cada curso da Uergs para estudantes de escolas públicas”.
Participaram do encontro de Bagé, além do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Zambiasi (PTB), e do presidente da Comissão de Educação, deputado Onyx Lorenzoni (PFL), os seguintes parlamentares: Edson Portilho (PT), Jussara Cony (PcdoB), Otomar Vivian (PPB), Luis Augusto Lara (PTB), Cecília Hypólito (PT), Iara Wortman (PMDB), Bernardo de Souza (PPS) e José Gomes (PT).
04/24/2001
Artigos Relacionados
CCJ analisa projeto que trata da reserva de vagas para alunos de escolas públicas
ANTERO DEFENDE RESERVA DE VAGAS NO 3º GRAU PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS
ANTERO DEFENDE RESERVA DE VAGAS NO 3º GRAU PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS
Movimento estudantil pede a Sarney aprovação de vagas em universidades para alunos de escolas públicas
Proposta reserva vagas em creches públicas para crianças portadoras de deficiência
Adiada votação de reserva de 50% das vagas em universidades e escolas técnicas federais para alunos da rede pública