Antero Paes presidirá sessão destinada à posse dos senadores eleitos em outubro



A reunião preparatória destinada à posse dos senadores eleitos em outubro passado, marcada para o dia 1º de fevereiro, às 11h, será presidida pelo segundo-secretário do Senado, Antero Paes de Barros (PSDB-MT). Antero Paes será responsável ainda pela condução da reunião que irá eleger o novo presidente do Senado.

O fato de tais atribuições serem conferidas a Antero Paes decorre de determinação do Regimento Interno da Casa na parte relativa às reuniões preparatórias, que acontecem a cada quatro anos para posse dos senadores e a cada dois anos para eleição da Mesa Diretora do Senado: -a direção dos trabalhos (da reunião preparatória) caberá à Mesa anterior, dela excluídos, no início de legislatura, aqueles cujos mandatos com ela houverem terminado, ainda que reeleitos-.

Entre os membros titulares da Comissão Diretora, apenas Antero e o quarto-secretário, Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR), têm ainda quatro anos de mandato. Nesse caso, Mozarildo irá secretariar a reunião do dia 1º.

Na primeira reunião preparatória, Antero vai convidar um dos 54 senadores eleitos para ler o compromisso regimental. Na última posse coletiva, em fevereiro de 1999, foi o senador José Sarney (PMDB-AP), reeleito em 1998, quem leu o compromisso: -Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do País, desempenhar fiel e lealmente o mandato de Senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil-.

Em seguida, cada um dos demais senadores, que devem permanecer em pé, será chamado pelo secretário da reunião, de acordo com a ordem de antiguidade dos estados, para confirmar o seu compromisso, declarando a frase: -Assim o prometo-. O primeiro a ser chamado será o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL), eleito pela Bahia, primeiro estado a integrar a União. Pelo critério de ordem alfabética, ele irá prestar o compromisso antes do senador César Borges (PFL), também eleito em outubro.

Os senadores terão de encaminhar até o fim da primeira reunião preparatória comunicação em que informarão sua filiação partidária e seus nomes parlamentares - pelos quais serão conhecidos oficialmente durante o mandato.

Eleição do presidente

Ao final da posse, Antero deverá encerrar a primeira reunião preparatória, convocando outra em seguida, para a eleição do novo presidente da Casa. Finalizada a eleição, o presidente da reunião irá declarar empossado o novo presidente do Senado que, assumindo seu lugar na mesa do Plenário, deverá proferir seu discurso.

Após o pronunciamento, o novo presidente da Casa encerrará, então, a segunda reunião preparatória e convocará a terceira, já sob a sua presidência, para eleger os demais membros titulares e suplentes da Mesa. Ao final da terceira e última reunião, com toda a Mesa eleita, ainda poderão ser lidos os ofícios das bancadas dos partidos ou blocos partidários, indicando os novos líderes e vice-líderes.

Nas reuniões preparatórias, o Regimento Interno veda o uso da palavra pelos senadores, que somente poderão falar para tratar do tema em discussão.




15/01/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores eleitos em outubro tomam posse

Ficha Limpa alterou lista de senadores eleitos em outubro

Senadores eleitos tomarão posse em 1º de fevereiro de 2011

Senadores eleitos têm várias providências a tomar antes da posse

Maioria dos senadores eleitos não entregou documentos para posse

Itamar Franco lerá o compromisso de posse em nome dos senadores eleitos em 2010