Antero pede garantia de vida a ex-diretor da CEF e critica estrela do PT nos jardins do Alvorada



O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) pediu nesta sexta-feira (16) que o governo federal tome as providências necessárias para dar garantia de vida ao ex-diretor de logística da Caixa Econômica Federal (CEF), Mário Haag, que foi ameaçado de morte e espancado depois que cinco bandidos invadiram a sede de sua fazenda na região de Sobradinho (DF), na noite da última quarta-feira (12).

Apesar de considerar a hipótese do assalto ter sido um crime comum, pelo fato de os criminosos terem levado dinheiro, coagido e também espancado alguns funcionários da fazenda, o senador acha que precisam ser tomadas precauções, porque Haag foi um dos principais depoentes no caso Waldomiro Diniz, ex-subchefe para Assuntos Parlamentares da Casa Civil. Ele lembrou que foi o ex-diretor da CEF quem apresentou à Polícia Federal os documentos sobre a renegociação do contrato daquela instituição com a GTech, evidenciando irregularidades.

O senador também mencionou matéria do Jornal do Brasil desta sexta-feira, sobre os resultados do detector de mentiras que testou as declarações de Waldomiro à CPI da Loterj, comprovando verdadeira a informação sobre a contribuição de R$ 100 mil do bicheiro Carlinhos Cachoeira para a campanha do ex-deputado Geraldo Magela ao governo do Distrito Federal.

Em seu pronunciamento Antero criticou ainda a ornamentação dos jardins do Palácio da Alvorada e da Granja do Torno com estrelas vermelhas, símbolo do PT. O senador considerou o fato inaceitável .

- Imagine se o governo Fernando Henrique Cardoso tivesse implantado um tucano, símbolo do seu partido - argumentou.

Na sua avaliação essa é apenas uma das muitas coincidências que vêm ocorrendo entre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o de Collor de Mello, lembrando os conhecidos jardins da Casa da Dinda do ex-presidente. Antero citou ainda a CPI do PC, tesoureiro de campanha de Collor, dizendo que o comportamento daquele governo foi "menos ousado", trabalhando sem tanto afinco quanto o atual governo para impedir a CPI sobre o caso Waldomiro.

- Há vacância de poder. Até parece que as principais ações do governo Lula restringem-se à troca do avião presidencial conhecido como Sucatão, à reforma da churrasqueira e agora à estrela no Alvorada e na Granja do Torto - criticou.

Além disso, Antero protestou contra a maneira como o governo vem conduzindo a questão da reforma agrária. O senador disse que a liberação de recursos para a reforma agrária não pode ser obtida "no grito", como fez João Pedro Stédile, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Na sua visão, a questão tem de ser tratada na época da discussão do orçamento federal no Congresso Nacional.



16/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ex-diretor pede garantia de vida

SUPLICY PEDE GARANTIA DE VIDA AO PREFEITO DE BETIM

Alvaro Dias pede garantia de vida a autor de denúncias contra ministro do Esporte

"Alvorada para a Vida" mostra o cotidiano de PMs no CEU São Mateus

Grupo Anima de Teatro encena “Alvorada para a Vida” em Tarumã

Começa temporada da peça "Alvorada para a Vida" na Baixada Santista