Antes da formatura, aspirantes a oficiais visitam Palácio dos Bandeirantes



A visita faz parte da disciplina de Defesa Civil, incluída na grade de formação dos futuros oficiais

Eles enfrentaram um dos vestibulares mais concorridos do país. No caso das mulheres a proporção candidato/vaga chega a 90. Após um período de quatro anos na Academia de Polícia do Barro Branco e a exatos 59 dias para a formatura, um grupo de aspirantes a oficiais da PM pôde ver de perto nesta terça-feira, 16, no Palácio dos Bandeirantes, as preciosidades da mostra “Modernismo Lutas e Sonhos: 1930-1945”, em exposição até novembro.

São documentos e obras de revolucionários artistas como, Mário Zanini, Pennacchi, Pancetti, Volpi, Ernesto De Fiori, Portinari, Paulo Rossi Osir, Tarsila do Amaral, Flávio de Carvalho, Antonio Gonçalves Gomide, Clóvis Graciano, Aldo Bonadei e outros.

A visita faz parte da disciplina de Defesa Civil, incluída na grade de formação dos futuros oficiais. “A cultura faz bem ao ser humano, independente da profissão que decidimos seguir”, observa a aspirante Maria de Fátima, uma das três mulheres no grupo de 29 alunos.

Já Eduardo Monteiro de Oliveira, que acertou mais de 80% da prova quando prestou o vestibular em 2004, não demonstra a mesma facilidade para responder questões sobre o que mais gostou na exposição. “Tem tanta coisa interessante, mas acho que é o quadro da Tarsilia. Estudei muito sobre ele nos cursinhos”, confessa Monteiro, numa referência ao auto-retrato de Tarsila do Amaral. Com uma máquina digital em mãos, ele registra passo a passo todo o percurso. “É uma oportunidade imensa”, completa Monteiro.

E ainda há tempo para conferir as obras da exposição “Modernismo Lutas e Sonhos: 1930-1945”, que fecha suas portas no próximo mês.  É uma oportunidade única para o visitante conferir o vibrante painel artístico, social e político da São Paulo das primeiras décadas do século XX.

Cleber Mata com Assessoria do Acervo

(I.P.)



10/16/2007


Artigos Relacionados


Finalistas do Miss e Mister World SP visitam o Palácio dos Bandeirantes

Serra participa de formatura de 143 aspirantes a Oficial da Polícia Militar

Zambiasi participou da formatura dos oficiais da Brigada Militar

Governador preside solenidade de formatura de oficiais da polícia paulista

Palácio dos Bandeirantes abre no feriadão

Palácio dos Bandeirantes abre no feriadão