Serra participa de formatura de 143 aspirantes a Oficial da Polícia Militar



Turma, que freqüentou Academia do Barro Branco por quatro anos, terá um ano de estágio para se habilitar para a função de comandantes

00:00 / 00:00

A Polícia Militar de São Paulo recebeu neste sábado, 15 de dezembro, mais de 100 aspirantes a oficial. O governador José Serra participou da cerimônia de formatura dos aspirantes, que freqüentaram a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na zona norte da capital, por quatro anos. Os formandos, agora, passarão por estágio de um ano, de onde sairão capacitados para a função de comandante nas diversas unidades da PM do Estado. “Esses são os que vão comandar nossa corporação no futuro”, destacou o governador.

A turma que se formou neste sábado é composta por 142 integrantes do Estado de São Paulo, sendo 15 mulheres, e um de Sergipe, que deverá retornar a seu Estado natal para passar pelo estágio.

Serra lembrou que para chegar à formatura, os aspirantes precisaram superar muitas dificuldades. “A primeira dificuldade foi a aprovação nos difíceis exames da Fuvest. Foi uma disputa que contou com quase 6.000 candidatos”, destacou. O governador ressaltou que o vestibular para ingresso no curso de oficiais da Academia do Barro Branco é um dos mais disputados do Estado e do país. “Isso revela o prestígio que a Polícia Militar tem junto à sociedade”, observou.

Após aprovação no vestibular, os formandos freqüentaram um curso com carga horária de 6.640 horas-aula, com currículo composto por matérias jurídicas, assuntos referentes a Segurança Pública, técnica policial, direitos humanos e policiamento comunitário.

“O fim do curso não deve significar fim dos estudos, mas a passagem para um novo nível de conhecimento, agora também baseado na experiência concreta”, ensinou o paraninfo do grupo, Luiz Antonio Marrey, secretário estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Cerca de 5.400 novos integrantes na PM este ano

Durante a cerimônia, Serra lembrou que desde o início de sua gestão, em janeiro deste ano, o Estado admitiu 5.400 novos integrantes na Polícia Militar. Ele informou que o Governo paulista vai intensificar a utilização de ferramentas tecnológicas avançadas de informação e comunicação. “Os investimentos na inteligência policial são necessários para dar combate mais eficaz ao crime organizado e às ações de prevenção, repressão e investigação da polícia, bem como o aprimoramento dos quadros profissionais”, ressaltou.

O secretário estadual da Segurança Pública, Ronaldo Bretas Marzagão, destacou a redução nos índices criminais do Estado, especialmente os de homicídios. Segundo ele, de 1999 até hoje, a redução da taxa de homicídios é de 63% em todo o Estado. Na capital, esse índice atingiu 72%.

De acordo com Marzagão, até o fim de 2008, a meta é chegar ao nível aceito pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é de 10 homicídios por 100.000 habitantes. “Isso não quer dizer que deixaremos a luta constante pela redução cada vez mais para patamares menores”, afirmou. Atualmente, o índice de homicídios em São Paulo é de 11,xx por 100.000 habitantes.

Cíntia Cury



12/15/2007


Artigos Relacionados


Lembo participa da formatura de soldados da Polícia Militar

Serra participa de cerimônia da troca de comando da Polícia Militar do Estado

Veja imagens da formatura de 849 sargentos da Polícia Militar

Formatura de 920 soldados reforça contingente da Polícia Militar

Antes da formatura, aspirantes a oficiais visitam Palácio dos Bandeirantes

Veja as imagens da formatura dos 920 novos soldados da Polícia Militar