Antônio Carlos Valadares homenageia Cristinápolis por seus 120 anos
O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) parabenizou a cidade de Cristinápolis (SE), que comemorou na ultima quarta-feira (23) 120 anos de fundação. O parlamentar fez um breve relato da história da cidade, que antes de receber o status de vila era um lugarejo conhecido como chapada. Depois, já como vila, ganhou o nome de Christina, em homenagem à então imperatriz Thereza Christina. Somente em 1938, foi elevada à categoria de cidade.
Cristinápolis foi, durante muito tempo, segundo o senador, um refúgio de indígenas fugidos da escravidão e das mortes praticadas pelos primeiros colonizadores do Brasil. A presença da aldeia indígena, acrescentou, atraiu a atenção dos padres jesuítas, que partiram para lá em missão evangelizadora.
Até a segunda metade do século 19, segundo Valadares, o povoado permaneceu praticamente isolado, habitado somente pelos índios e religiosos, fora das rotas de penetração do homem branco. A situação atual no entanto, disse o senador, é oposta.
- Hoje, pelo contrário, Cristinápolis é a acolhedora porta de entrada de nosso estado para o viajante que vem do sul de automóvel, pela rodovia BR-101 - disse o senador.A cidade, situada às margens do Rio Real, extremo sul de Sergipe, é sede de um município que tem mais da metade de seus 12,7 mil moradores residindo em área rural, informou o senador. Com sua economia voltada para a atividade agrícola, o município explora muito pouco seu potencial turístico, disse o senador.
Valadares citou como -filho mais ilustre- de Cristinápolis o jurista Bernardino José de Souza. O advogado, lembrou o senador, foi fundador do Instituo Histórico e Geográfico da Bahia, da Faculdade de Direito da Bahia e teve sua carreira coroada como ministro do Tribunal de Contas da União.
29/04/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Antônio Carlos Valadares homenageia professores brasileiros
ANTÔNIO CARLOS VALADARES HOMENAGEIA ADVOGADO SERGIPANO
Antônio Carlos Valadares homenageia novos presidentes do TRE de Sergipe
Antônio Carlos Valadares homenageia Jamil Haddad e lembra trajetória do político carioca
Suplicy homenageia Roberto Carlos em seus 70 anos
Antônio Carlos Valadares aponta desafios da Rio+20