Antônio Carlos Valadares aponta desafios da Rio+20



Em pronunciamento nesta terça-feira (12), o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) disse que a Conferência Internacional Rio+20, a ser realizada no Rio de Janeiro de 12 a 23 de junho, terá o desafio de discutir como fazer o desenvolvimento econômico andar junto com o respeito ao meio ambiente e a inclusão social.

Antônio Carlos Valadares lembrou que os debates da conferência internacional serão orientados por dois eixos principais: a promoção da economia verde e a adoção da governança global para o desenvolvimento sustentável.

O senador disse que o principal documento a ser produzido no encontro, denominado O Futuro que Queremos, tem um título ambicioso e mostra o tamanho do desafio da conferência.

- Não se trata de um documento com força de lei, mas com orientações gerais para ações voluntárias de governo, empresas e organizações sociais - explicou o senador.

Com a participação prevista de quase 200 países, cada qual com seus interesses próprios, a conferência nasce marcada pelo ceticismo sobre se haverá consenso em torno de metas e prazos definidos no encontro, observou Antônio Carlos Valadares.

Caso haja consenso, afirmou, será preciso verificar se os compromissos assumidos apontam para mudanças futuras nos padrões atuais de consumo, que perpetuam a desigualdade social e aprofundam o esgotamento da natureza.



12/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antonio Carlos Valadares enumera desafios do governo Dilma

Antônio Carlos Valadares faz homenagem a Seixas Dória

Antônio Carlos Valadares comemora promulgação da PEC da Alimentação

Antônio Carlos Valadares lamenta 'resultado pífio' da COP 15

Antônio Carlos Valadares comenta aprovação da CPMF na CCJ

ANTONIO CARLOS VALADARES DIZ QUE GOVERNO VAI ENGAVETAR O PROJETO