Anvisa abre consulta pública para atualizar lista de fitoterápicos
A lista de fitoterápicos de registro simplificado existe desde o ano 2000 e essa será a quarta atualização
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta quarta-feira (15), consulta pública para definir a lista de fitoteráticos de registro simplificado. A lista inclui as espécies que poderão ser registradas como medicamentos fitoterápicos ou como produtos tradicionais fitoterápicos, sem a apresentação de dados adicionais de segurança e eficácia.
A novidade da proposta é que ela divide as espécies entre as que possuem segurança e eficácia comprovada por estudos clínicos das que comprovam por histórico de uso pela população, as quais poderão ser enquadradas como produto tradicional fitoterápico. A lista de fitoterápicos de registro simplificado existe na Anvisa desde o ano 2000; essa é a sua quarta atualização.
A consulta trata da lista de espécies vegetais que serão enquadrados em uma das duas categorias, incluindo produtos originados da arnica, calêndula, camomila e boldo, entre outros vegetais. A norma para o registro ou notificação de medicamentos fitoterápicos e produtos tradicionais fitoterápicos ainda está em discussão interna na Anvisa e também será colocada em consulta pública em breve.
A expectativa é que as normas de registro ou notificação e a lista final de produtos de registro simplificado sejam publicadas ao mesmo tempo, após a Anvisa finalizar a discussão.
- SUS tem fitoterápicos para doenças simples
- Remédios fitoterápicos recebem iniciativa regulatória
- Boletim de saúde alerta contra o consumo excessivo de suplemento alimentar
15/05/2013 17:54
Artigos Relacionados
Anvisa abre consulta pública para reduzir teor de iodo no sal
Anvisa abre consulta pública para registro de medicamentos de reidratação e nutrição parenteral
Anvisa abre inscrições para workshop sobre medicamentos fitoterápicos
Anvisa abre consulta pública sobre registro de produtos de limpeza
Anvisa abre consulta pública sobre embalagens e utensílios plásticos
Anvisa abre consulta pública sobre limites de substâncias químicas em alimentos