Anvisa aprova novas regras para as UTIs



Hospitais que contam com Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) terão que cumprir novas regras. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta quinta-feira (25),  a Resolução RDC nº 7, que dispõe sobre os requisitos mínimos para o funcionamento das UTIs.

A resolução se aplica a todas as Unidades de Terapia Intensiva do país,  sejam públicas, privadas ou filantrópicas; civis ou militares. O objetivo é reduzir os riscos aos pacientes, visitantes e profissionais.

A nova regra traz parâmetros tanto para estrutura, organização e processos de trabalho quanto para a obtenção e monitoramento de indicadores de saúde que retratem o perfil assistencial da unidade.

Os hospitais têm prazo de seis meses para adequação à nova resolução, sendo que para cumprimento de alguns itens relacionados a recursos materiais e humanos o prazo é de três anos.

Principais exigências


A preservação da identidade e da privacidade do paciente deve ser assegurada por todos os profissionais que atuam na UTI. O paciente que estiver consciente e o seu responsável legal devem ser informados quanto aos procedimentos que serão adotados.


As equipes de UTI e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) são co-responsáveis pelas ações de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. As soluções de álcool para a higienização das mãos devem estar na entrada da unidade e entre os leitos.

 

Fonte: Anvisa

 



02/03/2010 20:58


Artigos Relacionados


Anvisa aprova novas regras para pequenos empreendedores

Anvisa publica novas regras para medicamentos biológicos

Anvisa fixa novas regras para importação de alimentos do Japão

Anvisa explica as novas regras para remédios que contêm Sibutramina

Anvisa apresenta novas regras para registro de fitoterápicos e drogas vegetais

Anvisa propõe novas regras para transporte de material biológico humano