Anvisa cria grupo para acompanhar trabalho para Copa de 2014 e Olimpíada de 2016
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou um grupo de trabalho para organizar as ações de vigilância sanitária relativos a eventos em massa. O objetivo é preparar projetos específicos para prevenção de riscos e organização da vigilância sanitária para a Copa do Mundo de 2014, Olimpíada de 2016 e outros grandes eventos sediados no Brasil. A portaria da criação do grupo foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (19).
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), eventos de massa são atividades que reúnam por um motivo comum um elevado número de pessoas vindas de várias partes do país ou do mundo. Um dos trabalhos do grupo será o de identificar atividades específicas para estes eventos e propor estruturas para acompanhar os trabalhos de vigilância sanitária.
Com o grande número de participantes envolvidos nestes eventos, as atividades de prevenção são essenciais para evitar transtornos à saúde pública. O grupo formado pela Anvisa envolve as áreas de Alimentos, Serviços de Saúde, Laboratório Públicos, Sangue, Inspeção de Medicamentos, Comunicação, Descentralização do SUS, e Portos Aeroportos e Fronteiras.
No âmbito federal, a Câmara Temática da Saúde, coordenada pelo Ministério da Saúde, está conduzindo a preparação da área para os grandes eventos.
Fonte:
Anvisa
19/08/2011 19:20
Artigos Relacionados
Grupo de trabalho vai propor normas sustentáveis para Copa de 2014 e Rio 2016
Senadores votam rigor ambiental em obras da Copa de 2014 e Olimpíada de 2016
Anvisa cria grupo de trabalho para rastrear alimentos
Ministério da Cultura cria grupo de trabalho para a Copa
Incra cria grupo para acompanhar quilombolas
Grupo de trabalho vai definir planos de acessibilidade em aeroportos da Copa 2014