Anvisa defende atualização de leis para maior controle de agrotóxicos



Para aumentar a segurança na oferta de alimentos para o mercado interno e ampliar a presença do Brasil no mercado mundial de alimentos, o país deve atualizar sua legislação e seus mecanismos de controle sobre o uso de agrotóxicos, afirmou Ricardo Augusto Velloso, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em sua apresentação aos senadores, Velloso informou que o Brasil é hoje o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, superando os Estados Unidos. Em 2008, disse, o país gastou US$ 7 bilhões com a compra de 700 mil toneladas de agrotóxicos.

- Esse crescimento verificado no Brasil tem aumentado a preocupação com o registro e o controle dos produtos. É preciso implementar medidas que garantam a segurança do consumidor, do produtor rural e do usuário desse tipo de produto.

Ricardo Velloso reforçou preocupação manifestada pelo senador Gilberto Goellner (DEM-MT) sobre a necessidade avaliar o uso e mapear a distribuição de agrotóxicos, rastreando a fonte dos problemas.

- De que adianta dizer que o tomate está com problema, se eu não sei dizer de onde ele vem - frisou o especialista.

A audiência está sendo realizada neste momento pelas comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle (CMA) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

O uso de mecanismos de rastreabilidade também foi defendido pelo diretor da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), José Otávio Machado Menten.

Mais informações a seguir



24/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Representante da Abert defende atualização das leis

Anvisa defende regulação do mercado de agrotóxicos

Advogada defende maior rigor para indústrias de agrotóxicos

Acir Gurgacz defende mais controle sobre agrotóxicos

Sarney defende maior rigor nas leis que tratam de homicídios

Anvisa propõe novas exigências para registro de agrotóxicos