Acir Gurgacz defende mais controle sobre agrotóxicos



O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), em discurso nesta quinta-feira (22), manifestou preocupação com a escassez de controle e orientação no uso de agrotóxicos no Brasil, tema de audiência pública realiza pela manhã na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O parlamentar registrou a importância dos defensivos agrícolas, que permitem produção em grande escala e são fundamentais para o modelo de agronegócio do Brasil, mas lamentou seus efeitos negativos para o equilíbrio ecológico e para a saúde humana – muitas vezes, como ressaltou, de formas ainda desconhecidas.

– A discussão sobre o uso de agrotóxicos já rompeu os limites do setor agrícola e ganhou eco em toda a sociedade. É um tema que interessa a todos os brasileiros. Vamos continuar cobrando mais controle e fiscalização por parte dos órgãos governamentais – disse o senador.

A audiência na CRA deixou Acir Gurgacz preocupado com a falta de controle eficiente e as falhas na coordenação dos órgãos responsáveis por evitar que alimentos contaminados cheguem aos consumidores. Para o senador, o governo deve levar orientação que permita ao agricultor fornecer o melhor produto, além de proporcionar educação sanitária para guiar o uso de agrotóxicos respeitando a ecologia e preservando a saúde dos trabalhadores.

– Caminhamos para sermos o maior produtor de alimentos do planeta, mas precisamos construir essa liderança sobre bases sustentáveis – afirmou, esperando que as próximas audiências da CRA possam aprofundar a discussão.



22/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acir Gurgacz critica restrições à pulverização aérea de agrotóxicos em lavouras

CCJ aprova mais rigor no controle sobre os agrotóxicos

Acir Gurgacz defende redução de reserva legal

Acir Gurgacz defende mudanças na legislação ambiental

Acir Gurgacz defende redução da maioridade penal

Acir Gurgacz defende investimento em educação profissional