Anvisa determina apreensão e inutilização do medicamento Desobesi-M



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, como medida de interesse sanitário, a apreensão e inutilização, em todo o País, dos lotes do medicamento Desobesi-M. O registro do produto já havia sido cancelado pela agência em dezembro do ano passado. Entretanto, foram identificadas amostras falsificadas de alguns lotes, o que levou a agência a publicar uma resolução determinando a inutilização de todos os produtos encontrados. A medida vale a partir desta segunda-feira (14).

Brasil é o nono maior mercado de fármacos e medicamentos do mundo

A detentora do registro era a empresa Aché Laboratórios Farmacêuticos S/A. O produto era indicado no tratamento da obesidade e é contra-indicado a pacientes com distúrbios cardiovasculares, incluindo hipertensão, e a pacientes com hipertireoidismo e glaucoma. De acordo com a bula, o medicamento afeta o sistema nervoso central, podendo causar vertigem, tremor, irritabilidade, reflexos hiperativos, fraqueza, tensão, insônia, confusão, ansiedade e dor de cabeça.

O cancelamento do registro foi baseado em outras medidas, já adotadas pela Anvisa, em relação a medicamentos que causam dependência psíquica, compostos pelas substâncias anfepramona, femproporex e mazindol.

 

Fonte:
Agência Brasil

 

14/05/2012 13:52


Artigos Relacionados


Anvisa determina apreensão de anabolizante falsificado

Anvisa determina apreensão de palmito Realli

Anvisa determina apreensão de lote de hormônio anabólico

Anvisa determina apreensão de hormônio do crescimento falsificado

Anvisa determina apreensão de marca de tinta para tatuagem

Anvisa determina apreensão de suplemento alimentar composto de catuaba e ginseng