Anvisa determina recolhimento de azeitona orgânica suspeita de causar botulismo



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento e orientou aos consumidores que não utilizem o produto Azeitona Orgânica com Amêndoas da marca Bio Gaudiano. A Rede Internacional de Autoridades em Inocuidade de Alimentos da Organização Mundial da Saúde (Infosan/OMS) e o Sistema de Alerta Rápido para Alimentos e Ração da Comunidade Européia (Rasff) enviaram alerta à área de alimentos da agência sobre o recolhimento no mercado de todos os lotes e embalagens do produto. 

A medida está sendo adotada por causa da notificação de dois casos de botulismo na Finlândia, associadas ao consumo do produto. O botulismo é uma doença não contagiosa, causada por toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, e que se caracteriza por manifestações neurológicas ou gastrointestinais, podendo ter evolução grave, com necessidade de hospitalização prolongada.

Segundo rastreamento feito pela Anvisa, o Brasil importou, em julho de 2010, 150 unidades do lote F2510X do produto, com prazo de validade até junho de 2012. As unidades importadas são frascos de vidro de 314ml que foram distribuídas aos estados de Goiás, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A Anvisa está atuando em conjunto com as vigilâncias sanitárias de todo o País para que as unidades do produto que ainda estejam no mercado possam ser recolhidas. Até o momento não há casos de botulismo registrados no Brasil pelo consumo do produto.


Fonte:
Anvisa



01/11/2011 17:24


Artigos Relacionados


Anvisa interdita marca de sardinha enlatada por suspeita de botulismo

Anvisa determina recolhimento do medicamento Avandia em todo País

Governo determina fechamento de fronteira por suspeita de aftosa

Anvisa interdita empresa suspeita de adulterar alimentos com sibutramina

Anvisa anuncia recolhimento do medicamento Claritromicina

Anvisa anuncia recolhimento de vitaminas do complexo B