Anvisa divulga critérios para credenciamento de Hospitais Sentinela em 2011
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta terça-feira (19) os critérios para credenciamento em 2011 de instituições na Rede Sentinela. Os estabelecimentos de saúde podem se credenciar em quatro perfis: participante; colaborador; centro de cooperação; e centro de referência. As instituições que atenderem aos requisitos exigidos pela Anvisa serão credenciadas por um período de 12 meses.
A Rede Sentinela é uma rede de parceiros que, desde 2002, auxilia o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária com a notificação de eventos adversos e queixas técnicas ligadas ao uso de produtos para saúde, medicamentos, sangue e hemoderivados. A pós-comercialização é uma dimensão da atuação da vigilância sanitária, fundamental para acompanhar a segurança de produtos utilizados na atenção à saúde.
As diretrizes e estratégias para o credenciamento foram definidas em 2010, a partir da realização de encontros com gerentes de risco dos hospitais já pertencentes à rede, além de representantes da Anvisa e do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. O objetivo foi traçar diretrizes que conferissem perenidade, sustentabilidade e abrangência aos serviços sentinela.
Entre as diretrizes definidas está a necessidade de estabelecimento de critérios de inclusão e acompanhamento para permanência de instituições na Rede Sentinela, além do credenciamento de novas entidades.
Os critérios para credenciamento estão disponíveis para acesso no site da Anvisa. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].
Fonte:
Anvisa
19/04/2011 19:44
Artigos Relacionados
Anvisa amplia prazo para credenciamento de hospitais na Rede Sentinela
Anvisa divulga critérios para serviços de alimentação
Ministério da Justiça divulga resultado da Operação Sentinela
Aberto o credenciamento para a imprensa nos Jogos dos Povos Indígenas 2011
Reunião discute credenciamento de hospitais e clínicas de Santa Maria
AGU assegura critérios da Anvisa para análise de produtos