Anvisa divulga dados sobre uso de remédio controlado



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresenta, nesta terça-feira (30), o primeiro balanço do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). Trata-se de um instrumento informatizado, pioneiro no mundo, para captura e tratamento de dados sobre produção, comércio e uso de substâncias sujeitas a controle especial.
 
A divulgação é relativa a 2009 e será focada no consumo de três substâncias que ganharam destaque por causa do uso abusivo ou de seus efeitos colaterais: os anorexígenos (inibidores de apetite) sibutramina e anfepramona; e o estimulante do sistema nervoso central, cloridrato de metilfenidato, usado para tratar o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
 
Pioneiro no mundo, o SNGPC, implantado nos anos de 2007 e 2008, permite monitorar as vendas de medicamentos controlados realizadas nas farmácias e drogarias brasileiras. O sistema aponta hábitos de consumo, abusos na prescrição e na dispensação (entrega ao consumo) e situações de risco para a saúde da população, fornecendo elementos para a fiscalização desses ambientes e para a proposição de políticas específicas.

As substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial são as presentes nas listas atualizadas do Anexo I da Portaria SVS/MS nº. 344, de maio de 1998, que pode ser acessada no portal da Anvisa.

os dados serão apresentados pelo diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, e a coordenadora do SNGPC, Márcia Gonçalves de Oliveira, com a presença do representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Unodc), Bo Mathiasen; o presidente do Conselho Federal de Medicina, Luiz Roberto D`Ávila; o representante da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) Vladimir Stempliuk; o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Jaldo de Souza Santos, e Elisaldo Carlini, diretor do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas (Cebrid), ligado à Unifesp.
 
Os interessados devem acessar o hotsite da Anvisa.
 

Fonte:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

 



29/03/2010 21:19


Artigos Relacionados


Justiça mantém norma da Anvisa que proíbe venda de remédio controlado por telefone e internet

Magno Malta registra caso de crianças com overdose de remédio controlado

Anvisa apura se há excessos médicos em prescrições de remédios de uso controlado

Anvisa manda apreender remédio contra cálculo renal

Anvisa proíbe importação de remédio contra impotência sexual

Anvisa reavaliará uso de substância presente em remédio para emagrecimento