Anvisa diz que uso de remédios controlados no País é maior do que aponta relatórios



O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Dirceu Raposo de Mello, afirmou nesta terça-feira (30) que os dados sobre o consumo de medicamentos controlados no Brasil são “seguramente maiores” do que o que foi apresentado no primeiro relatório do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). 
 
“Os dados não nos preocupam, mas imaginamos que eles sejam maiores. Hoje, efetivamente, temos o controle sobre isso. Sabendo o que ocorre, podemos intervir de forma eficiente para a correção das distorções”, disse.

O SNGPC foi implantado em 2007 e 2008 e permite monitorar eletronicamente a venda de medicamentos controlados feitas em farmácias de todo o país. Entretanto, a Anvisa admite que os dados desse primeiro relatório apresentam “limitações”, já que apenas 62% das drogarias brasileiras aderiram aos sistema.
 
Algumas redes, de acordo com o órgão, não participam do monitoramento por força de liminar, alegando impossibilidade de captura eletrônica do número do lote do medicamento. Os dados de farmácias do setor público também não foram incluídos no relatório.
 

Fonte:
Agência Brasil

 



30/03/2010 21:28


Artigos Relacionados


Anvisa: 44% dos remédios controlados vendidos são para transtornos mentais e de comportamento

Genéricos representam 13% do consumo de remédios no País, revela pesquisa da Anvisa

Remédios contra ansiedade e insônia são os mais consumidos no País, informa Anvisa

Temporão aponta SUS como "maior política social do país"

Dutra aponta segurança e desemprego como preocupação maior do país

Requião aponta classe política como maior obstáculo ao crescimento econômico do país