Anvisa lança hotsite sobre descarte de medicamentos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibilizou aos cidadãos um hotsite com informações sobre o descarte de medicamentos. O tema vem sendo debatido pela agência, juntamente com os ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, setor produtivo e sociedade.
O objetivo é propor uma solução para evitar que medicamentos que sobram em casa acabem no lixo comum, contaminando o meio ambiente e trazendo riscos à saúde. Desde 2008 a Anvisa vem discutindo uma solução para estes problemas. O trabalho ganhou força em 2010, com a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Até o segundo semestre deste ano deverá ser apresentada uma proposta que permita o envio de medicamentos vencidos ou sem uso para o tratamento correto.
A PNRS estabelece que o setor produtivo, usuários e poder público têm responsabilidade compartilhada na definição do destino correto aos produtos e bens de consumo, ao final de sua vida útil. De acordo com a política, o País terá regras para lidar com os resíduos que puderem ser reciclados. E os rejeitos que antes poluíam o meio ambiente, como os medicamentos, passarão a ser tratados de forma ambientalmente adequada.
Até outubro, os grupos de Trabalho Temático, inclusive o de medicamentos, vão construir acordo sobre o descarte. Além de medicamentos, os grupos estão focados nos eletroeletrônicos, lâmpadas, embalagens e resíduos de óleos lubrificantes.
Fonte:
Anvisa
22/07/2011 17:28
Artigos Relacionados
Anvisa lança hotsite sobre implantes mamários com próteses de silicone
Proposta sobre descarte de medicamentos recebe sugestões
Infraero lança hotsite sobre andamento de obras
Anvisa lança campanha de combate a medicamentos falsificados
Anvisa lança manual para rotulagem dos medicamentos do Ministério da Saúde
Secretaria de Assuntos Estratégicos lança hotsite sobre nova classe média brasileira