Anvisa promove seminário sobre limites da publicidade de medicamentos



Nos dias 4 e 5 de novembro, a Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) promove, em Brasília (DF), o seminário “Anvisa e os Operadores do Direito: uma Parceria Estratégica pela Saúde Pública”. O evento pretende discutir a atuação conjunta da agência com órgãos do poder judiciário e de defesa do consumidor na regulação e fiscalização de propaganda de medicamentos, autoregulamentação, limites e responsabilidades dos profissionais da área de publicidade.

Além de gestores e técnicos da Anvisa, participam do seminário representantes das vigilâncias sanitárias estaduais e do Conselho Federal de Medicina (CFM), membros do Ministério Público de diferentes estados, professores de universidades federais, entre outros.

No primeiro dia do evento, foi assinado documento de compromisso para cooperação técnica entre as instituições presentes. Também foi divulgado o resultado da pesquisa “Diagnóstico Situacional da Promoção de Medicamentos em Unidades de Saúde do Sistema Único de Saúde”, apresentado pela professora Maria Cleide Ribeiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O estudo analisou a relação entre as indústrias farmacêuticas e as unidades de saúde públicas em 14 estados e no Distrito Federal. Segundo a pesquisa, o setor público também é alvo das propagandas de indústrias farmacêuticas: tanto gestores quanto médicos que atuam na rede pública afirmaram receber visitas de representantes das indústrias em seus locais de trabalho.

A estratégia mais usada pelas empresas é a distribuição de materiais impressos, amostras grátis e brindes aos profissionais. Embora 92,5% dos prescritores tenham afirmado julgar as informações como satisfatórias ou incompletas, 64,9% consideram as informações na hora de prescrever um medicamento.

A programação completa do seminário está disponível para acesso no site da agência.


Fonte:
Anvisa



04/11/2010 19:18


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