Anvisa suspende venda irregular de remédios, desinfetantes e água mineral



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu na segunda e terça-feira (12 e 13) a comercialização de alguns produtos irregulares. Entre as medidas publicadas no Diário Oficial da União, estão a proibição de vendas de medicamentos, desinfetantes, ataduras e água mineral.


A propaganda publicitária do medicamento “Vitaben H1N1”, da empresa American Medicine foi proibida porque o produto não possui registro, uma vez que a ação terapêutica do medicamento contra o vírus da Influenza A H1N1 não foi atestada pela Agência.  A medida é válida para todos os meios de comunicação.


Também foi suspensa a venda, fabricação e uso de todos os lotes do desinfetante “Limpomix” e demais produtos sujeitos à vigilância sanitária, fabricados pela empresa Armazém São Cristovão. O produto Atadura de Crepe Cometa, da fabricante Têxtil Nova Renascença, foi apreendido e inutilizado. As duas empresas têm sede em Minas Gerais e não possuem autorização de funcionamento. Os produtos citados não são registrados na Agência. 


O medicamento “Varicell Drágeas”, fabricado pelas empresas Eversil e Vidfarma, em São Paulo, teve sua fabricação, distribuição, comércio e uso suspensos. O medicamento está sendo fabricado em local não autorizado pela Anvisa. Também foi apreendido e inutilizado um dos lotes do medicamento “Zyprexa”, da empresa Eli Lilly do Brasil Ltda, que foi alvo de falsificação.


A Anvisa determinou ainda a apreensão de todos os lotes da marcas de água mineral Serra Negra Fontana, Acqua única e Serra Negra Vida, que estão com registro vencido na Agência.


A suspensão de um ou todos os lotes de determinado produto é definitiva e tem validade imediata, após divulgação da medida no Diário Oficial da União. A retirada do produto do mercado é responsabilidade do fabricante. O usuário que já tiver adquirido algum produto dos lotes suspensos (o número do lote é impresso na embalagem) deve interromper o uso imediatamente. 


No caso de tratamentos que não possam ser interrompidos, o usuário deve procurar o médico para receber orientações. Para outras informações, entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor do fabricante.


Os lotes dos produtos suspensos estão disponíveis para consulta no site da Anvisa.


Fonte:
Anvisa

 

 Saiba mais sobre Anvisa no Portal Brasil.



20/07/2010 01:23


Artigos Relacionados


Anvisa suspende propaganda irregular de roupas “terapêuticas”

Anvisa suspende anabolizante falsificado e xarope irregular

Lote de água mineral é interditado pela Anvisa

Anvisa suspende venda de anabolizante falsificado

Anvisa suspende venda de 156 produtos ortopédicos

Anvisa suspende a venda de alguns medicamentos irregulares