Ao tomar posse na Cultura, Marta Suplicy ressalta pioneirismo de Sarney



O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), participou nesta quinta-feira (13), no Palácio do Planalto, da cerimônia de posse de Marta Suplicy no cargo de ministra da Cultura. A senadora licenciada substitui Ana de Hollanda.

Em seu primeiro discurso como ministra, Marta lembrou que a pasta foi criada durante o governo Sarney em 1985, feito que classificou como uma grande “visão de estadista” do então presidente. Destacou, ainda, as políticas culturais iniciadas no governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva e que tiveram continuidade durante a gestão Dilma Rousseff.

A nova ministra agradeceu, aos senadores presentes à solenidade, pela aprovação nesta quarta-feira (12) da proposta de emenda à Constituição (PEC 34/2012) que cria o Sistema Nacional de Cultura (SNC), mecanismo de gestão e promoção de políticas públicas na área cultural, pactuadas entre a União, os estados, os municípios e a sociedade civil.      A aprovação da PEC 34/2012, foi apontada pela presidente Dilma Rousseff como importante medida para dar prosseguimento às políticas públicas e aos projetos do governo para o setor.

Marta Suplicy pediu o mesmo empenho dos deputados para que seja aprovado o projeto que cria o vale-cultura (PL 5798/2009, na Câmara dos Deputados).

- O vale-cultura, acredito, fará uma revolução na vida do povo brasileiro, assim como vai incentivar e muito a produção cultural – assinalou Marta, que também ressaltou a diversidade cultural do país.

Orçamento

A presidente Dilma Roussef ressaltou o legado deixado pela ex-ministra Ana de Hollanda: o valor previsto para a cultura na proposta orçamentária de 2013, enviada pelo Executivo ao Congresso Nacional, que é de quase R$ 3 bilhões. A esse valor, disse Dilma, somam-se R$ 2,2 bilhões que podem ser mobilizados pelas leis de incentivo. De acordo com a presidente, o montante é 65% maior do que na proposta encaminhada para 2012.

- Esse é um legado importante que a ministra Ana de Hollanda deixa para a ministra Marta Suplicy. Certamente todos os militantes e gestores das áreas cultura querem mais. Não tenho dúvidas de que a cultura merece mais, mas temos feito no meu governo e do presidente Lula muito do que é o desejo da nossa área cultural – afirmou.

Dilma Roussef reiterou que uma das prioridades de seu governo é democratizar o acesso da população à cultura.

- A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte - disse Dilma parafraseando o grupo brasileiro de rock, Titãs.



13/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marta Suplicy elogia Sarney, que prevê revolução na Cultura

Ao tomar posse, Antônio Carlos Rodrigues ressalta aliança entre PR e PT

Acir Gurgacz deve tomar posse ainda nesta quinta, diz Sarney

Covas participa da posse da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy

(Flash) - Covas participa da cerimônia de posse da prefeita Marta Suplicy

Marta Suplicy assumirá Ministério da Cultura