Apex-Brasil mostra projetos para promover setor audiovisual no exterior
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp) e a Associação Brasileira das Produtoras de Audiovisual (Apro) apresentam na quinta-feira (26), em São Paulo, os resultados e as próximas ações dos projetos de promoção do setor audiovisual no exterior para os segmentos de cinema e propaganda.
Na ocasião, serão divulgadas ações de planejamento estratégico e análise dos resultados dos programas Cinema do Brasil e FilmBrazil. Também serão anunciadas as ações da FilmBrazil no festival de criatividade de Cannes, na França, a ser realizado no fim de junho.
Estarão presentes na cerimônia de quinta-feira o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini, o presidente do programa Cinema do Brasil, André Sturm, e a presidente da Apro, Leyla Fernandes.
Cinema do Brasil
Idealizado em 2006 para ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional, o programa Cinema do Brasil estimula e propicia cenários para a prospecção de novos mercados para a distribuição de produções brasileiras e para a venda internacional de serviços de produção, além de valorizar a imagem da indústria cinematográfica nacional no exterior, gerando, assim, receita e empregos para a indústria audiovisual brasileira.
O trabalho desenvolvido pelos produtores e agentes brasileiros, aliado ao trabalho do programa Cinema do Brasil, tem gerado um grande volume de vendas internacionais e um expressivo aumento de coproduções. Desde a criação do projeto até julho de 2009, das 147 empresas participantes, 73 indicavam que negócios entre Brasil e outros países ultrapassavam R$ 64 milhões, com a venda de 239 produtos audiovisuais. Nesse período, Alemanha, Canadá, Espanha e França foram os países com os quais o fluxo de negócios foi mais significativo.
O programa é uma parceria entre a Apex-Brasil e o Siaesp. A iniciativa também conta com o apoio institucional da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e dos ministérios da Cultura e das Relações Exteriores. A atual vigência da parceria se encerra em 20 de maio de 2012.
FilmBrazil
O programa FilmBrazil foi criado em 2002, por iniciativa da Apro, com o apoio da Apex-Brasil. Formado por 52 empresas, o FilmBrazil reúne toda a cadeia produtiva do setor, desde locadoras de equipamentos até produtoras de pós-produção. O projeto nasceu com o objetivo de promover os serviços brasileiros de produção de filmes publicitários no cenário internacional, fomentando, assim, a geração de divisas para o País.
O FilmBrazil também é responsável por um trabalho interno de capacitação das produtoras para o mercado internacional, abrangendo desde modelo de negócios a requisitos e normas básicas que envolvem uma produção internacional.
Com o apoio da Apex-Brasil, o FilmBrazil foi capaz de promover e reforçar a qualidade da indústria brasileira no exterior, ao mesmo tempo garantindo aos participantes o selo de qualidade e profissionalismo. Esse projeto também conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Promoção do Audiovisual. A atual vigência da parceria termina em 31 de dezembro de 2011.
Fonte:
Apex-Brasil
24/05/2011 12:06
Artigos Relacionados
Apex-Brasil e sindicato da indústria audiovisual de SP apoiam produtoras brasileiras no Festival de Cannes
Ministério da Cultura abre seleção pública para projetos do setor audiovisual
Inpi e Apex-Brasil vão estimular registro de patentes e marcas no exterior
Apex-Brasil organiza missão empresarial do setor de construção à Venezuela
Apex-Brasil promove projetos de exportação durante Expointer
Projetos vão promover o Brasil durante a Copa de 2014