Apex-Brasil participa do São Paulo Fashion Week



A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) participa da 31ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), por meio dos projetos Texbrasil, +B e Brazilian Footwear, desenvolvidos em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a Associação Brasileira de Estilistas (Abest), a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis).

Considerada a semana de moda mais importante da América Latina, o SPFW será realizado até sábado (18), na Fundação Bienal, no Parque do Ibirapuera. A edição verão 2011/2012 comemora, também, 15 anos de desfiles.

O Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira (Texbrasil) apoia e prepara as empresas da indústria têxtil e de confecção interessadas em comercializar seus produtos em outros países. Por meio do programa, oito empresários, potenciais compradores, sendo quatro dos Estados Unidos, três da Austrália e um da Turquia, estão participando do Projeto Comprador, com uma agenda específica na oitava edição do Circuito Showrooms Paulistanos. 

Até quinta-feira (16), os empresários visitam os principais pontos de exposição de produtos brasileiros em São Paulo para conhecer marcas nacionais de moda feminina, masculina, casual, festa, praia e acessórios. Na programação, estão incluídas visitas a Casa Moda, Grupo Hotel, Galeria, Galeria Mais, Clube de Estilo, Conceito, Fashion Room e Contemporâneo. Os compradores também estão tendo a oportunidade de conferir a criatividade e modelagem da moda brasileira nos desfiles que acontecem no Parque do Ibirapuera.

O Projeto Comprador identifica compradores internacionais em potencial de acordo com os produtos oferecidos pelas empresas exportadoras brasileiras. De janeiro a maio deste ano, o Projeto Comprador já reuniu 67 compradores internacionais de 47 países, que participaram de dez eventos. O total de negócios gerados foi de US$ 638 mil.

“Por meio dos projetos, desenvolvidos em parceria com as entidades, estamos criando uma cultura exportadora forte e proporcionando um diferencial para as empresas que querem exportar ou para as que desejam aumentar sua competitividade no mercado internacional”, explica o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges. “Cada vez mais, a moda brasileira está sendo reconhecida em diversos países por sua qualidade e originalidade”.   

 

Espaço da Abest

A Abest tem um espaço no SPFW em parceria com a Apex-Brasil, a Abit e o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod). No local, a entidade está promovendo encontros entre estilistas nacionais e 16 compradores e formadores de opinião norte-americanos especialmente convidados para o evento.

Participam do grupo representantes dos sites Shopbob, Fashionista e Moda Operandi. O objetivo da ação é apresentar aos potenciais clientes internacionais as coleções de estilistas brasileiros associados. A Abest já conta com 54 marcas de todo o Brasil e exporta produtos para 48 países.

 

Projeto Imagem

Durante o SPFW, o Brazilian Footwear - Programa de Promoção às Exportações de Calçados - promove a vinda ao País de seis jornalistas franceses, que estão conhecendo a criatividade, a textura e o design dos calçados brasileiros.

Participam da ação jornalistas das publicações Cosmopolitan (revista de moda mensal com tiragem de 500 mil exemplares), Citizen K (revista de moda com tiragem de 152 mil exemplares e distribuição na França e em outros países), Leparisienne.fr (site de um dos mais importantes jornais diários da França), L´entreprise (revista econômica mensal com tiragem de 98 mil exemplares) e Soon (revista francesa com quatro edições ao ano e tiragem de 47 mil exemplares que circula na França e em outros países).

O grupo está conhecendo eventos de moda, como o Showroom Galeria e o Oca, entrevistando estilistas e visitando lojas de marcas. A agenda inclui, ainda, uma viagem ao Rio Grande do Sul para conhecer o processo de beneficiamento de couros exóticos utilizados em artigos de alto valor agregado, em Novo Hamburgo, e a fabricação de calçados, em Sapiranga.

O volume de negócios da indústria têxtil brasileira em 2010 foi de US$ 52 milhões, um crescimento de 4% em relação a 2009. A indústria têxtil é a segunda que mais gera empregos no Brasil. São 30 mil empresas que empregam 1,7 milhão de trabalhadores.

 

Indústria moveleira

A indústria brasileira de móveis também está presente no maior evento de moda da América Latina. Os móveis do lounge do SPFW são assinados por designers de 20 empresas moveleiras brasileiras. Essa é a primeira vez que o móvel fabricado no Brasil ganha projeção nacional junto à moda.

A participação da indústria moveleira no SPFW está sendo feita por meio da parceria da Apex-Brasil com o Sindmóveis, que desenvolve o Projeto Orchestra Brasil para promover a internacionalização da indústria fornecedora do setor moveleiro.

 

Fonte:
Apex-Brasil



16/06/2011 11:38


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