Apoio do Brasil à ampliação do Porto de Mariel destaca-se na visita de Dilma a Cuba



A presidenta Dilma Rousseff realiza, nos dias 30 e 31 de janeiro, sua primeira visita como chefe de Estado a Cuba e à região do Caribe. Segundo nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores na sexta-feira (27), a presidenta manterá encontro de trabalho com o presidente do Conselho de Estado, Raúl Castro Ruz, durante a visita oficial.

No âmbito das relações Brasil-Cuba, destaca-se o apoio à ampliação do Porto de Mariel, executado por empresa brasileira. Trata-se de projeto estratégico para o aumento do intercâmbio comercial de Cuba. Cerca de 80% do montante necessário à ampliação conta com financiamento brasileiro, no valor total de US$ 683 milhões.

Segundo o Itamaraty, a visita “constituirá oportunidade para aprofundar o crescente diálogo e cooperação no relacionamento bilateral, com ênfase na agenda econômica, que experimentou crescimento importante e grande diversificação nos últimos anos”. O comércio bilateral entre Brasil e Cuba registrou valor recorde em 2011, totalizando US$ 642 milhões (31% a mais que 2010).

A visita vai aprofundar a cooperação bilateral nas áreas técnica, científica e tecnológica, sobretudo nas áreas de agricultura, segurança alimentar, saúde e produção de medicamentos.

 

Fonte:
Ministério das Relações Exteriores



27/01/2012 20:06


Artigos Relacionados


No último dia de preparativos da viagem de Dilma a Cuba, Patriota visita o Porto de Mariel

Dilma inaugura Porto de Mariel, em Cuba, nesta segunda-feira (27)

Porto de Mariel gera mais de 150 mil empregos no Brasil

Antonio Patriota vai a Cuba preparar visita de Dilma

Amir Lando destaca visita presidencial a Cuba

Raúl Castro recebe Patriota em Cuba para acertar visita de Dilma