Amir Lando destaca visita presidencial a Cuba



O senador Amir Lando (PMDB-RO) comparou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a dois heróis da libertação da América Latina, Simón Bolívar e José Martí. Em pronunciamento nesta segunda-feira (29), afirmou que -o Brasil ainda não se deu conta, mas o mundo está observando- a nova política externa brasileira, -assentada na verdade, na franqueza e na simplicidade-.

Integrante da comitiva brasileira na visita a Cuba, Amir Lando afirmou que o discurso do presidente Lula surpreende por querer -buscar o equilíbrio sem predominâncias, para buscar a paz mundial-. Para o parlamentar, Lula -segue a senda dos grandes na América Latina-, como o venezuelano Simon Bolívar (cujas lutas contra os espanhóis resultaram na independência de Bolívia, Panamá, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela), para quem era necessário se libertar para depois se unir, e José Martí (herói da independência cubana), que contrariou a doutrina Monroe (-a América para os americanos-) ao afirmar a necessidade de uma América para a humanidade.

Para Amir Lando, a diplomacia brasileira tem suplantado a -aridez de idéias- pela qual passa o mundo. Citou novamente Martí, que dava muito mais importância às palavras do que às armas.

- O que o mundo quer, hoje, é um sentido para a humanidade, para o entendimento, o convívio e a sobrevivência - afirmou.

Segundo o parlamentar, o mundo recebe Lula de braços abertos, por ser ele uma -liderança legítima-. Lembrou que o presidente, em Cuba, recebeu da Igreja Católica pedidos para reforçar uma transição democrática naquele país. Para o senador, no entanto, trata-se de uma questão interna cubana, não cabendo a um chefe de Estado estrangeiro fazer ingerências. Quanto ao brasileiro detido por autoridades cubanas - cuja mãe também foi recebida por Lula em Havana -, Amir Lando lembrou ser preciso se respeitar a Justiça, sobretudo quando se trata de crime comum.

O parlamentar afirmou ainda que foram feitos diversos entendimentos e assinados tratados de cooperação recíproca. Segundo ele, Cuba tem abertura para um comércio preferencial com o Brasil. E lembrou que o presidente cubano, Fidel Castro, convidou empresários brasileiros a investirem naquele país, enaltecendo a qualidade e os preços competitivos dos produtos brasileiros.

- Feliz o povo que tem um presidente que pode tão bem representá-lo, que pode tão bem expor as potencialidades, a vocação para a liberdade e para a justiça social que o Brasil tem - afirmou, acrescentando não ter dúvida de que -o presidente está prestando um grande serviço ao Brasil e ao povo brasileiro-.



29/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Amir Lando destaca inovações da LDO

Amir Lando destaca importância do orçamento para o país

AMIR LANDO DESTACA APROVAÇÃO DO ZONEAMENTO ECOLÓGICO DE RONDÔNIA

Apoio do Brasil à ampliação do Porto de Mariel destaca-se na visita de Dilma a Cuba

Amir Lando é o novo presidente da CFC

Amir Lando homenageia Dia do Vereador