Aposentadoria por invalidez pode ser estendida a diabéticos, propõe Romero Jucá



Já está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) proposta do senador Romero Jucá (PSDB-RR) que inclui a diabetes entre as doenças graves ou incuráveis listadas no Regime Jurídico Único (RJU) dos servidores públicos civis para que as pessoas afetadas pela doença possam receber o auxílio-doença ou ser aposentadas por invalidez. Segundo o senador, a incidência e a mortalidade por diabetes vêm crescendo na sociedade.

- A grande maioria das pessoas afetadas podem e devem permanecer ativa e laboriosas, constituindo este um fator favorável ao prognóstico e à qualidade de vida das pessoas portadoras dessa condição. No entanto, um número elevado dessas pessoas desenvolve complicações que as impedem de continuar a trabalhar - justifica Jucá.

O senador explica que alguns pacientes têm a doença diagnosticada tardiamente e sua evolução leva a problemas renais, neurológicos e circulatórios, entre outros, que impossibilitam o doente de manter suas atividades diárias no mesmo ritmo e intensidade de uma pessoa sadia.

- Nada mais justo, portanto, que essas pessoas tenham acesso ao auxílio-doença e à aposentadoria por invalidez sempre que, como diz a lei, sua incapacidade for atestada pela medicina especializada - argumenta o senador em defesa da proposta, que será votada em caráter terminativo na CCJ.



05/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mudança em lei pode permitir acúmulo de aposentadoria por invalidez e assessoria remunerada

Romero Jucá: donas-de-casa e autônomos agora contribuem menos para aposentadoria

ROMERO JUCÁ PROPÕE A CRIAÇÃO DE JUSTIÇA AGRÁRIA

Romero Jucá propõe lei para garantir transporte gratuito de órgãos

ROMERO JUCÁ PROPÕE NOMES PARA PONTE E RODOVIA EM RORAIMA

Romero Jucá diz que evangélicos são exemplo de como religião pode atuar na promoção social