ROMERO JUCÁ PROPÕE A CRIAÇÃO DE JUSTIÇA AGRÁRIA



Por entender que as questões de terra estão sendo precariamente atendidas pela Justiça Federal, pela Justiça Comum e pela Justiça do Trabalho, o senador Romero Jucá (PFL-RR) apresentou hoje (dia 10) proposta de emenda à Constituição instituindo uma Justiça Agrária no país. Para o senador, o homem do campo sofre prejuízo econômico toda vez que precisa deixar suas atividades para ir à cidade tratar dos seus interesses.

- Os recursos financeiros do camponês são escassos, a assistência judiciária praticamente inexiste e, como um joguete, ele bate às portas da Justiça do Trabalho, após vai à Justiça Comum, até ver a competência deslocada para a Justiça Federal, que só funciona nas capitais dos estados - argumenta Jucá.

Segundo o senador, essa situação contribui para a violência que se verifica no campo. Jucá esclareceu que sua proposta de criação da Justiça Agrária já conta com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e da Confederação Nacional dos Agricultores (CNA).

Países como a Holanda, Suécia, Irlanda, Inglaterra, Escócia, Alemanha, França, Itália, e Espanha, de acordo com Romero Jucá, já dispõem de tribunais especializados nas questões agrárias. Na América Latina, o Peru, a Venezuela, o México, o Equador, a Bolívia e Honduras também já contam com Justiça Agrária, informa o senador.



10/08/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


ROMERO JUCÁ ELOGIA A REFORMA AGRÁRIA DO GOVERNO

Romero Jucá pede reinclusão de famílias roraimenses no programa de reforma agrária

JUSTIÇA AGRÁRIA REDUZIRÁ CONFLITOS, DIZ JUCÁ

Romero Jucá destaca criação da nova Sudam

Aposentadoria por invalidez pode ser estendida a diabéticos, propõe Romero Jucá

Romero Jucá propõe lei para garantir transporte gratuito de órgãos