Aposentadorias em condições especiais serão discutidas pela CDH em audiência pública



A questão das aposentadorias concedidas a servidores públicos, nos casos de atividades exercidas exclusivamente sob condições especiais que prejudiquem a saúde e a integridade física, será discutida em audiência pública pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) no próximo ano. O requerimento para a realização do debate, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), foi aprovado na última reunião do colegiado em 2007, ocorrida nesta quinta-feira (20).

Segundo Paim, o objetivo do debate é discutir o projeto de lei (PLS 68/03) complementar, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-CE), que prevê a concessão de aposentadoria especial, aos 25 anos de contribuição, em três condições específicas: servidores com deficiência; servidores que trabalham em atividade de risco, como policiais; e servidores que exerçam funções sob condições especiais que prejudiquem a saúde e integridade física (PLS 68/03). A proposição tramita em conjunto com outros dois projetos de lei complementar: o PLS 250/05, de autoria do senador Paulo Paim, e o PLS 8/06, de Marco Maciel (DEM-PE).

- A proposta está em discussão na CAS, mas vamos tentar fazer um debate em parceria com os senadores dessa comissão - explicou Paim.

Aerus

A CDH também aprovou na reunião desta quinta-feira o encaminhamento de um ofício à ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármem Lúcia Antunes Rocha, solicitando urgência na decisão da ação que versa sobre a defasagem tarifária movida pela Varig contra a União.

O autor do requerimento, senador Flávio Arns (PT-PR), afirma que mais de oito mil famílias de aposentados e pensionistas da Varig, beneficiários do fundo de pensão Aerus - Instituto Aerus de Seguridade Social, dependem da decisão do STF para garantirem seu sustento.

- A despeito de a parte interessada constituir-se de pessoa jurídica, muitos dos beneficiários da decisão são pessoas idosas, que naturalmente estariam contempladas com o instrumento da preferência do julgamento, prescrito no Estatuto do Idoso - justificou Flávio Arns.

Segundo o presidente da CDH, senador Paulo Paim, o objetivo do requerimento não é interferir na decisão do STF, mas apenas fazer um apelo para que o julgamento da questão seja acelerado.

- Essa questão envolve aposentados da Varig que poderão passar a não receber mais seus benefícios a partir dos próximos meses. A liberação das verbas pelo STF permitiria que esses recursos fossem destinados ao Aerus, para garantir o sustento de milhares de idosos que dependem desse fundo de pensão - explicou Paim.

A CDH realizou uma audiência pública no último dia 13 de dezembro para discutir o assunto.

20/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Consequências para o Brasil da crise na União Europeia serão discutidas em audiência pública

Condições de trabalho em frigoríficos avícolas são discutidas em audiência

Experiências de parques tecnológicos serão discutidas em audiência na CI

Obras de saneamento incluídas no PAC serão discutidas pela CI

Normas para criar patentes serão discutidas pela CCT

Mudanças no FGTS são discutidas em audiência pública