APROVADA A PROGRAMAÇÃO MONETÁRIA PARA O TERCEIRO TRIMESTRE



O Senado aprovou nesta quarta-feira (dia 09) a programação monetária para o terceiro trimestre do ano 2000. A matéria agora vai à Câmara dos Deputados. Relator da iniciativa na Comissão de Assuntos Econômicos, o senador Bello Parga (PFL-MA) disse, em seu parecer, que a lógica do relativo sucesso da política monetária do governo está no grande esforço de reorganização das finanças públicas, mediante a geração de superávites fiscais consolidados.
Ele atribuiu esse sucesso também à melhora do saldo comercial e do ingresso de capitais estrangeiros para investimentos diretos acima das necessidades de financiamento externo, o que têm permitido a adoção de uma política cambial flexível. Na opinião de Parga, com essa programação monetária, é possível manter a trajetória de taxas de juros básicas declinantes, a política de aumento do crédito e de redução dos diferenciais entre taxas de captação e de aplicação em consonância com a estabilidade de preços.
Para tanto, pregou ele, requer-se igualmente a manutenção dos fundamentos macroeconômicos, especialmente os internos de natureza fiscal, de modo que se possa garantir a retomada do crescimento econômico sustentado.

09/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada programação monetária para o terceiro trimestre de 2001

APROVADA PROGRAMAÇÃO MONETÁRIA RELATIVA AO TERCEIRO TRIMESTRE DE 1999

CAE APROVA PROGRAMAÇÃO MONETÁRIA PARA O TERCEIRO TRIMESTRE

Programação monetária do terceiro trimestre segue para a Câmara

Senado aprova programação monetária para o terceiro trimestre de 2013

Senado aprova programação monetária do segundo e terceiro trimestre de 2007