Aprovada alteração em projeto que cria o estado do Tapajós



A inclusão de Curuá, de Rurópolis e de Terra Santa (PA) na relação dos municípios a constituírem o futuro estado do Tapajós por desmembramento do estado do Pará foi aprovado pelo Plenário do Senado Federal nesta terça-feira (23). O projeto, que prevê a realização de plebiscito sobre a criação do novo estado, apresentado em 1999 no Senado, não incluía esses municípios em seu território.

Segundo o relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Romeu Tuma (PFL-SP), se este erro não for corrigido, os três municípios mencionados passariam a apresentar uma situação insustentável do ponto de vista jurídico, pois estariam inseridos na área do novo estado ou território, mas juridicamente ainda seriam vinculados ao Pará.

- A não inclusão dos municípios de Curuá, Rurópolis e Terra Santa configura um lapso tanto na apresentação da proposta original, quanto na redação final aprovada pelo Senado, cuja correção está prevista no Regimento Interno da Casa - argumentou Romeu Tuma.

23/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada urgência para projeto de plebiscito sobre criação do estado de Tapajós

Aprovada realização de plebiscito sobre criação do estado do Tapajós

Aprovado plebiscito para criação do estado de Tapajós

Debate sobre criação do estado do Tapajós na pauta da CCJ

Plebiscito sobre criação do estado de Tapajós na pauta da CCJ

Enquete sobre criação do estado de Tapajós tem mais de 60% de votos favoráveis