Aprovada criação de cargos para cuidar do futebol
Em votação na tarde desta terça-feira (20), o Plenário do Senado Federal aprovou o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 89/10, que cria cargos em comissão no Ministério do Esporte. A proposta tinha parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), elaborado pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), e segue agora à sanção presidencial.
O projeto cria 24 cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores (DAS), sendo dois DAS-5, três DAS-4, sete DAS-3 e doze DAS-2. A exposição de motivos que acompanha a proposição diz que os novos cargos irão "compor uma estrutura específica para tratar do futebol e da defesa dos direitos do torcedor". Esse novo órgão terá como principais competências planejar, desenvolver, acompanhar e monitorar as atividades no âmbito do futebol e a defesa dos direitos do torcedor, além de apoiar ações ligadas a eventos de grande porte; integrar ações e estimular parcerias entre entidades governamentais e agentes privados; e planejar a realização de eventos esportivos internacionais no Brasil, entre outras coisas.
A proposta foi encaminhada ao Congresso Nacional em 2008. Sua exposição de motivos acrescenta que a nova secretaria a ser criada com os cargos previstos "será de fundamental importância para a realização de eventos como a Copa do Mundo de Futebol 2014 e, como reflexo, o fortalecimento da candidatura do Brasil à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, ambos com atividades preparatórias já previstas para 2008".
O impacto orçamentário decorrente da nova estrutura de cargos em comissão foi estimado em R$ 1.519.502,15 por ano.
20/12/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovada na CCJ criação de 320 cargos para STJ
Aprovada criação de dois cargos para TCU
Aprovada criação de 47 cargos para TRT da 5ª Região
Aprovada criação de cargos para a Fepagro
Aprovada criação de 8.400 cargos para o Ministério da Educação
Aprovada criação de cargos para o Ministério da Fazenda