Aprovada criação de cinco cargos de desembargador para o TJDFT



O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (8) a criação de cinco cargos de desembargador no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDF). A matéria, que foi aprovada pela Câmara dos Deputados no final do ano passado, segue agora para sanção presidencial.

O projeto (PLC 29/2011), de iniciativa do TJDFT, cria também 50 cargos em comissão e função de confiança para a estruturação dos gabinetes dos novos desembargadores. O tribunal conta atualmente com 35 desembargadores. O relator, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), apóia o aumento proposto, tendo em conta a crescente população do DF e o aumento das demandas àquela corte.

Após a aprovação da matéria, Rollemberg agradeceu o apoio de todos os líderes partidários e, especialmente, do presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Eunício Oliveira (PMDB-CE), para a votação da matéria em regime de urgência na Casa.

Para mostrar a importância da aprovação do projeto para o Distrito Federal, Rollemberg citou dados demonstrando que enquanto estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná têm, respectivamente, 92 mil, 88,8 mil, 77,9 mil e 60,3 mil habitantes por desembargador, o Distrito Federal tem 106 mil habitantes para cada um desses magistrados.

Conforme dados citados na justificação da matéria, o número de processos ajuizados em primeiro grau cresceu 27% de 2003 a 2008, passando de 70% o aumento dos processos que chegam ao tribunal. De acordo com Rollemberg, o reforço no quadro de desembargadores vai desafogar o funcionamento da Justiça no DF.



08/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Criados cinco novos cargos de desembargador no TJDFT

Aprovada transformação de cargos de juízes no TJDFT

Aprovada na CCJ criação de 320 cargos para STJ

Aprovada criação de dois cargos para TCU

Aprovada criação de 47 cargos para TRT da 5ª Região

Aprovada criação de cargos para a Fepagro