Aprovada divulgação obrigatória de uso de recurso arrecadado com multas de trânsito




Os órgãos responsáveis pela cobrança de multas de trânsito poderão ser obrigados a divulgar anualmente o valor da arrecadação com as infrações e a destinação dos recursos. A medida consta de projeto (PLS 486/2011) aprovado nesta quarta-feira (19) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa .

A proposta, de autoria do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB- Lei 9.503/1997) para determinar a publicação anual de demonstrativos de arrecadação de multas cobradas pela Polícia Rodoviária Federal e demais órgãos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

O CTB prevê que recursos provenientes de cobrança por infrações de trânsito sejam exclusivamente investidos em sinalização, engenharia de tráfego, policiamento, fiscalização e educação da população. "Ou seja, aquilo que é arrecadado com as infrações de trânsito deve ser usado para evitar que essas infrações se repitam e para que todos tenhamos melhores condições de mobilidade", conforme explica o relator, senador Eduardo Braga (PMDB-AM).

Ele explica, no entanto, que o código não obriga os órgãos arrecadadores a dar publicidade quanto à gestão administrativa desses recursos, que hoje atingem "valores extremamente significativos". Para o relator, o projeto vai aprimorar o código, assegurando "o direito da coletividade de dispor de informações" sobre as multas arrecadadas.

Defesa Civil

Na mesma reunião, foi concedida vista da proposta que altera a Constituição federal para institucionalizar o Sistema Nacional de Defesa Civil (PEC 10/2011). De autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), a matéria recebeu voto favorável do relator, senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC).

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



19/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Prazo para apresentação de recurso contra multas de trânsito poderá ser ampliado

Consumidor: Procon-SP recomenda cuidado ao contratar empresas especializadas em recurso de multas de

Senado aprova divulgação obrigatória de licitações pela Internet

CCJ examina divulgação obrigatória de salários pagos por empresas públicas

Trabalhos de conclusão de curso superior poderão ter divulgação obrigatória

Divulgação obrigatória de alertas sobre desastres naturais volta à pauta da CCT