Aprovada indicação de Antonio Guerreiro para embaixador na Rússia



Com 54 votos favoráveis, 2 contrários e uma abstenção, o Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (10) a indicação do ministro diplomático Antonio José Valim Guerreiro para o cargo de embaixador do Brasil na Rússia e, cumulativamente, no Uzbequistão.

Antonio Guerreiro, filho do já falecido ex-chanceler Saraiva Guerreiro, ingressou na carreira diplomática em 1974, alcançando a função de ministro de primeira classe em 2001. Ele foi diretor-geral do Departamento de Organismos Internacionais, embaixador na Agência Internacional de Energia Atômica e, em 2012, assumiu a função de representante especial na Conferência do Desarmamento.

Sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado em 24 de agosto, Antonio Guerreiro disse que a Rússia continua ocupando posição destacada no cenário internacional, com poder de veto no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), e afirmou que Brasil e Rússia desejam incrementar o comércio bilateral - atualmente, como observou, o saldo comercial é bastante favorável ao Brasil.



10/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada indicação de novo embaixador para a Romênia

Aprovada indicação da Presidência da República de embaixador para países dos Bálcãs

Aprovada indicação de Sérgio Canaes para embaixador do Brasil na Arábia Saudita, Iêmen e Omã

Aprovada indicação de novo embaixador no Níger

Aprovada indicação de embaixador brasileiro no Kwait

Aprovada indicação de embaixador em Seicheles, Madagascar e Suazilândia