Aprovada indicação de novo embaixador no Níger
Foi aprovada no Plenário do Senado nesta terça-feira (30) a indicação do ministro de segunda classe Arnaldo Caiche D’Oliveira para assumir, cumulativamente com o cargo de embaixador junto à República do Benin, o cargo de embaixador junto à República do Níger. A indicação teve 55 votos favoráveis e cinco contrários.
A indicação de Arnaldo Caiche D’Oliveira foi aprovada na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) em setembro. O relator da indicação na comissão foi o senador Eduardo Suplicy (PT-SP).
O paulista Arnaldo Caiche, de 65 anos, é formado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP) e em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM). Em 1980, ingressou na carreira diplomática, servindo em países da Europa, América do Sul e África, até tornar-se embaixador brasileiro em Benin, em 2010.
Com 15,8 milhões de habitantes, o Níger tem relações diplomáticas com o Brasil desde 1986, mas só nos últimos anos houve uma maior aproximação entre as duas nações. Em 2011, o país africano importou do Brasil US$ 2,05 milhões.
30/10/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovada indicação de novo embaixador para a Romênia
Aprovada indicação de embaixador brasileiro no Kwait
Aprovada indicação de embaixador em Seicheles, Madagascar e Suazilândia
Aprovada indicação de Antonio Guerreiro para embaixador na Rússia
Aprovada indicação do primeiro embaixador sul-americano na Coreia do Norte
Aprovada indicação da Presidência da República de embaixador para países dos Bálcãs